Contratações para atender a demanda da época também estão ocorrendo
O Natal está chegando! Em um piscar de olhos, o ano passou voando e o comércio já se prepara para a comercialização de itens natalinos. Em Santa Cruz do Sul, diversas lojas especializadas nestes adereços como pinheirinhos, luzes natalinas, enfeites, decoração e outros, deixam em destaque os produtos da época. É também neste período que entidades representativas projetam um incremento na economia e na contratação de funcionários.
O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Bartz, disse que para o fim de ano a expectativa sempre é boa, e neste ano, se espera um incremento de 10% a 20% nas vendas. “Estamos tendo um ano de recuperação do comércio como um todo e, em Santa Cruz do Sul, o varejo vive um bom momento”.
A entidade projeta que os setores que mais devem ser procurados pelos consumidores são os de roupas, calçados, alimentação e presentes, que devem ser fortemente impactados nesta virada de ano. “Também vimos que o setor da construção civil está bem aquecido, porém, tudo isso ainda aguarda as definições da eleição para ver quais rumos que a economia vai levar entre o final do ano de 2022 e o início do ano que vem”, ponderou.
A boa expectativa é compartilhada pelo presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode. Para ele, os indicativos na economia são positivos com o desemprego em baixa, queda dos preços e o Produto Interno Bruto (PIB) em alta, e o acréscimo de vendas em até 10% também projetado pela entidade. “Tudo isso nos faz pensar num resultado positivo para o fim do ano”.
Leia também: Acordo coletivo firma horários de fim de ano em Santa Cruz e região
No comércio
Para a proprietária da Obaoba decobazar, Marilene Aguiar Pacce, a retomada das festas e reunião em famílias deve ser o que mais irá movimentar a compra de adereços natalinos. “Iniciamos a decorar a loja em 20 de setembro, pois a cada ano as pessoas começam a procurar antes pelos enfeites. Esperamos que essa venda aumente em novembro; já em dezembro o pessoal busca pelo que falta”, disse. A movimentação na loja também empregou duas pessoas.
A expectativa de boas vendas a partir de novembro também é esperada pela gerente da Clip Graffite, Jaqueline Freese. Conforme ela, o décimo terceiro vai impactar, tanto na venda de presentes como de decoração. “Esperamos um bom movimento com o horário noturno, e as pessoas devem ir mais às compras com o décimo terceiro. Visando isso vamos contratar até dez pessoas, que já ficam para o período de volta às aulas”, destacou.
Entre os artigos mais procurados estão as bolas de natal, lâmpadas natalinas e outros adereços. Na Brincasa, a gerente Pâmela Romero e a subgerente, Aline Garcia, pontuam que o movimento será maior no próximo mês. “Acreditamos que na metade de novembro o pessoal já procure pelos presentes”. Elas sublinham que as cores da tendência deste Natal são azul, rosa e branco. “Mas há muitas opções em vermelho e dourado também”, complementam.
Vagas de emprego
Tanto a CDL quanto o Sindilojas estão com perspectivas positivas em relação à contratação de novos funcionários. Em Santa Cruz, o acumulado até o mês de setembro é de 1,2 mil empregos em relação ao mesmo período do ano passado.
A CDL estima que no município a contração fique em média entre 10% a 15% em relação ao quadro de funcionários fixos. “Algumas operações exigem um incremento maior de funcionários, mas numa média pode se prever isso, até porque muitas empresas usam esses funcionários novos para cobrir as férias em janeiro e fevereiro”, explicou Ricardo Bartz.
Em nível de Estado, a pesquisa da Fecomércio tem expectativa de 35% de aumento nas vagas temporárias.
Promoção CDL
O presidente da entidade sublinhou que a promoção Show de Prêmios CDL Presente com Você já está com quase 800 mil cupons participando da campanha e a expectativa é atingir a casa de 1 milhão até o final do ano. “Num comparativo com ano passado houve 640 mil cupons participando do sorteio do fim do ano”, disse o presidente da CDL.
Em relação às perspectivas de contratação de novos funcionários deve haver um incremento de médio de 10% a 15% em relação ao quadro de colaboradores fixo. Algumas operações exigem um incremento maior de funcionários, mas numa média pode se prever isso, até porque muitas empresas usam esses funcionários novos para cobrir as férias em janeiro e fevereiro.
Notícias relacionadas

Encruzilhada do Sul receberá investimentos de quase R$ 20 milhões com instalação de fábrica catarinense
Empresa deverá se instalar no Distrito Industrial até setembro, com previsão de 150 empregos diretos nos primeiros anos de operação

Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no preço do diesel a partir de abril
Reajuste representa recuo de 4,6% para refinarias

Confira as principais mudanças e dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a contadora e responsável técnica da RBR Contabilidade, Natália Fritsch, esclareceu as alterações

Consumidor não pagará cobrança extra na conta de luz em abril
Aneel irá manter a bandeira tarifária verde de energia para o próximo mês