Projeto de lei foi aprovado na noite de ontem. Com o recurso, Hospital dará pontapé na construção do novo bloco cirúrgico
Os vera-cruzenses podem comemorar. Um importante passo para a construção do segundo bloco cirúrgico do Hospital Vera Cruz (HVC) foi dado na noite desta segunda-feira (31), em sessão ordinária do Poder Legislativo. Em pauta estava o projeto de lei nº 093/2016, que autoriza o repasse de R$ 250 mil para a casa de saúde. Os vereadores aprovaram por unanimidade. Durante o tempo regimental, único a falar sobre o projeto foi Dalvo Wink, que destacou a importância da aprovação pelo bem da saúde em Vera Cruz. O valor destinado ao Hospital é sobra do orçamento da Câmara, que somente será possível repassar devido ao enxugamento dos gastos durante o ano. Na justificativa do projeto estão reduções das dotações orçamentárias com material de consumo, diárias, divulgação e outras despesas como fatores de redução de gastos.
O valor que será entregue ao Hospital Vera Cruz possibilita o início da construção do novo centro cirúrgico. O espaço contará com duas salas cirúrgicas, leitos de recuperação, central de esterilização de materiais, posto de enfermagem, vestiário, sanitários e estrutura necessária, de acordo com as normas e exigências da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde. O projeto é orçado em R$ 1 milhão e foi elaborado pela equipe do Hospital. Com este segundo bloco, o HVC pode estar se habilitando para se tornar referência em alguma área, o que hoje é inviável devido a contar com apenas um local para cirurgia. A busca de um serviço de saúde de referência regional é considerada essencial para a sustentabilidade financeira do Hospital tanto pelos gestores, como pelos governantes de Vera Cruz.
Para o administrador do HVC, Gilson Jaeger, a destinação desse recurso pela Câmara é fundamental para que a casa de saúde possa buscar habilitação de novos serviços de âmbito regional na área de cirurgia e além de ampliar o acesso da população vera-cruzense aos serviços de cirurgia, evitando o deslocamento para outros municípios. Caso se torne referência, “o Hospital também será responsável em atender pacientes de outros municípios da região, contribuindo para a movimentação da economia em Vera Cruz, através do comércio local”, conforme explica Jaeger.
Confira matéria completa na edição do Jornal Arauto desta terça-feira.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas