Durante o mês de agosto, exposição inédita vai propiciar imersão no universo da light art
Através do olhar de 26 artistas, a primeira edição da Mostra Luz e Design irá apresentar obras autorais que têm como elemento principal a iluminação, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante. Serão luminárias de mesa, parede, piso e pendentes, que exploram diversos materiais como madeira, metal, pedra, vidro, cerâmica e tecido, com formas e tamanhos variados.
As obras serão apresentadas na Casa das Artes Regina Simonis, entre 2 e 31 de agosto de 2024, com entrada gratuita. O vernissage, para convidados, será nesta quinta-feira (1º), das 19h às 22h. A curadoria, a cargo de Juliane Mai, promete uma expografia marcante.
A proposta da iniciativa é desenvolver uma coleção de obras exclusivas de design assinado, mostrando o potencial criativo e inovador dos arquitetos, designers e artistas da região. Desta forma, o evento dá oportunidade para que eles explorem a complexidade do trabalho com a luz em suas diferentes formas e materialidades, proporcionando uma experiência estética e sensorial única. “A luz inspira a arte, e o design inspira a vida. Dentro da premissa de que a luz é essencial para a arte, o design acrescenta o toque especial para que a luz possa se apresentar de maneiras distintas. O desafio da Mostra Luz e Design é aliar essas duas vertentes de inspiração e transformá-las em obras de arte inéditas, inovadoras e únicas.”, ressalta a curadora da exposição, Juliane Mai.
O projeto foi idealizado pela equipe da Led Store, que é patrocinadora da Casa das Artes Regina Simonis desde o ano de 2023. Conta com a realização da Cristallux e apoio da Romanzza, Inovare, Limit Engenharia, Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC e Associação Pró-Cultura.
Patrícia Segala, sócia-proprietária da Led Store, diz: “instalações criadas por arquitetos, engenheiros, designers e artistas podem proporcionar ao público experiências imersivas que não apenas iluminam o espaço físico, mas também provocam reflexões sobre temas como sustentabilidade, tecnologia e identidade cultural”.
A organização prevê a continuidade desse projeto no calendário oficial de programações artísticas da região e também a realização da itinerância da Mostra.
A visitação ocorre entre 2 e 31 de agosto, de terça a sexta, das 10 às 17 horas, e aos sábados das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.
Artistas participantes:
- Adriano Ismael Kumm
- Alex Carvalho Brino
- Amanda Capitanio Berbigier
- Ana Julia Metz
- Anelise Pigatto Rigon
- Caio Weide
- Carlos Rodrigues
- Cassio Frantz
- Daniel Wilges
- Daiane Hennig
- Dinger Design
- Gabriela Kirst
- Helena Pagel Classen
- Leo Winterle
- Luis Leitão
- Luiza Duarte Guterres Figueira
- Juliana Cristina Soares
- Márcia Marostega
- Mariana Kauffmann da Rosa
- Paula Sizinando
- Priscila Battisti
- Roberta Coutinho Gerhard
- Roberta Kirst
- Sandra de Andrade Sulzbacher
- Rogerio Agricola
- Yasmin Mohamed Mustafa Ali
Notícias relacionadas
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários