RECURSOS FINANCEIROS

Venâncio Aires inscreve sete propostas para o novo PAC Seleções

Publicado em: 31 de março de 2025 às 11:11
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Governo Federal tem até 180 dias para análise das inscrições de todo o país

    Termina nesta segunda-feira (31), o prazo para que municípios de todo o país realizem o cadastramento de propostas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A iniciativa, que prevê investimento total de R$ 49,2 bilhões em diversas modalidades, auxilia as cidades para a execução de projetos em diferentes áreas.

    Venâncio Aires, por exemplo, inscreveu projetos nas áreas de educação, saúde, esporte e infraestrutura. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Jarbas da Rosa, e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, estiveram reunidos para debater e formalizar os últimos detalhes das propostas que serão encaminhadas ao Governo Federal.

    Conforme a secretária, a Capital do Chimarrão tem projeto de macro drenagem em 3,5 quilômetros, construção de uma escola infantil, instalação de consultório odontológico móvel, aquisição de kits de saúde, construção de Centro de Atendimento Psicossocial e melhorias no Parcão. A partir de agora, o Governo Federal tem até 180 dias para análise das inscrições de todo o Brasil.

    “Estamos cadastrando propostas importantes para Venâncio Aires em diversas áreas e entre os destaques são os trabalhos de macro drenagem que vamos fazer nas sangas do Cambará, do Arrozal e da Mangueira que devem ter em torno de R$ 45 milhões investidos, além da contrapartida que daremos. Esse trabalho se soma ao que viemos fazendo de desassoreamento do Arroio Castelhano para evitar os alagamentos na cidade e bairros”, avalia o prefeito Jarbas da Rosa. O projeto além dos recursos federais prevê a contrapartida do município no valor de 5% do total e incluem a repavimentação dos trechos trabalhados.

    Para a educação, segundo explica Deizimara, o município inscreveu a construção de escola de Educação Infantil para a região do Bairro Tabalar, com capacidade para atender de 98 a 114 crianças. “A escolha pela região leva em consideração o crescimento previsto para a localidade, considerando que dois novos projetos de condomínios estão sendo construidos, um com 800 lotes em conclusão de análise já e o outro de com mil lotes que inicia as consultas por parte do loteador”, justifica a secretária.

    Na saúde, a instalação de uma unidade móvel odontológica, ainda aquisição de kits para unidades básicas e kits de tele saúde, além da construção de uma sede própria para o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogras (CAPS AD) são as apostas do município para o recebimento de recursos federais. Na infraestrutura esportiva, Venâncio Aires busca investimentos para melhorias no Parcão, com construção de cercamento do local, quadras esportivas, espaço de convivência, banheiros, iluminação e pista de caminhada.