Geral

Vistorias vão indicar índice de infestação por mosquitos

Publicado em: 31 de março de 2017 às 17:28 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:23
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Arquivo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Agentes vão percorrer residências da área urbana na primeira semana deste mês visando a prevenção contra o Aedes aegypti

    Licença para vistoriar imóveis da área urbana de Vera Cruz na primeira semana de abril é o que pedem os agentes de Combate às Endemias da Vigilância Sanitária do Município. Os profissionais devem percorrer  residências de 11 localidades para o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A ação feita de forma simultânea nos municípios, através de medida do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), visa conhecer o índice de infestação e qual o tipo de mosquito mais presente na cidade para desencadear ações de prevenção, principalmente contra o Aedes aegypti, mas também por demais insetos.

    De acordo com o agente Jorne Petry, da Vigilância Sanitária de Vera Cruz, a prevenção deve ocorrer o ano todo já que, apesar da diminuição da temperatura com a troca de estação, os mosquitos continuam presentes e se desenvolvendo, embora o ciclo seja mais demorado. Por outro lado, a proximidade com Santa Cruz do Sul, que continua infestada, é fator de alerta. “Semana passada tivemos reunião, curso, e amostras deram positivo para larvas no bairro Schultz”, justifica.

    O LIRAa é realizado duas vezes por ano. Neste, será na primeira semana de abril e, depois, em outubro. Jorne explica que um programa de computador faz um sorteio das áreas a serem percorridas nas 11 localidades cadastradas da zona urbana do município, considerando centro e bairros. São sorteados cerca de três quarteirões e, nestes, 50% dos imóveis são vistoriados. O trabalho começará na segunda-feira, dia 3 de abril, e se estenderá  até o final da semana.
    Nas visitas às casas os agentes farão a verificação de situações propícias de proliferação de mosquitos e coletam larvas. Serão identificados criadouros e a situação de infestação local. O mesmo trabalho foi realizado em Vera Cruz em dezembro do ano passado.