Agentes vão percorrer residências da área urbana na primeira semana deste mês visando a prevenção contra o Aedes aegypti
Licença para vistoriar imóveis da área urbana de Vera Cruz na primeira semana de abril é o que pedem os agentes de Combate às Endemias da Vigilância Sanitária do Município. Os profissionais devem percorrer residências de 11 localidades para o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A ação feita de forma simultânea nos municípios, através de medida do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), visa conhecer o índice de infestação e qual o tipo de mosquito mais presente na cidade para desencadear ações de prevenção, principalmente contra o Aedes aegypti, mas também por demais insetos.
De acordo com o agente Jorne Petry, da Vigilância Sanitária de Vera Cruz, a prevenção deve ocorrer o ano todo já que, apesar da diminuição da temperatura com a troca de estação, os mosquitos continuam presentes e se desenvolvendo, embora o ciclo seja mais demorado. Por outro lado, a proximidade com Santa Cruz do Sul, que continua infestada, é fator de alerta. “Semana passada tivemos reunião, curso, e amostras deram positivo para larvas no bairro Schultz”, justifica.
O LIRAa é realizado duas vezes por ano. Neste, será na primeira semana de abril e, depois, em outubro. Jorne explica que um programa de computador faz um sorteio das áreas a serem percorridas nas 11 localidades cadastradas da zona urbana do município, considerando centro e bairros. São sorteados cerca de três quarteirões e, nestes, 50% dos imóveis são vistoriados. O trabalho começará na segunda-feira, dia 3 de abril, e se estenderá até o final da semana.
Nas visitas às casas os agentes farão a verificação de situações propícias de proliferação de mosquitos e coletam larvas. Serão identificados criadouros e a situação de infestação local. O mesmo trabalho foi realizado em Vera Cruz em dezembro do ano passado.
Notícias relacionadas

Os planos da nossa vida
Não deixe seus planos só na cabeça. Escreva. Registre. E depois, leia sempre que precisar se lembrar de onde você quer chegar. Porque sonhos escritos têm mais chances de ganhar asas.

Biblioteca Caá Yari recebe primeira remessa de livros após inclusão no SNBP
A inserção permite que o espaço se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria dos seus serviços

Ana Nery prorroga contrato de gestão de dois hospitais da Região Metropolitana
Contratos foram renovados pela Secretaria Estadual da Saúde por mais cinco anos

Centro de Transição Animal de Venâncio Aires passa a contar com responsável técnico
Medida garante um atendimento mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município