Sindicatos se reúnem novamente na próxima terça-feira, dia 4 de abril, para novo diálogo
No início desta semana, as direções do Sinpro/RS e Sinepe/RS tiveram a terceira rodada de negociações nas câmaras de educação básica e superior, com vistas às Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). Sem acordo, sindicatos se reúnem novamente na próxima terça-feira, dia 4 de abril, para nova negociação. Nesta quinta-feira, dia 30 de março, o Sinpro/RS iniciou uma mobilização para denunciar aos pais, alunos e sociedade as contradições do ensino privado gaúcho e do Sinepe/RS na mesa de negociação salarial 2017. A ação ocorreu, principalmente, em frente às principais instituições de ensino privado em todo o Estado.
As negociações já se estendem desde o dia 7. Conforme o presidente do Sinpro/RS, Flávio Henn, apesar do reajuste das mensalidades escolares ter ficado acima da inflação de 4,69% (INPC), o Sinepe resiste na negociação do reajuste salarial de 7% reivindicado pelos professores. Em média, o reajuste da anuidade escolar ficou em 11% na educação básica e 10,5% na educação superior. O reajuste das mensalidades superou todas as projeções de inflação.
Entre as reivindicações está também aproximar em, pelo menos, 20% os valores hora/aula dos professores da educação infantil e anos iniciais com os valores hora/aula dos anos finais do fundamental. O Sinpro/RS busca ainda o reajuste de 9% para os pisos para educação básica e reajuste do piso salarial para R$ 35 hora/aula na educação superior.
Hoje, o ensino privado no Rio Grande do Sul conta com mais de 35 mil professores que atuam na educação básica e na educação superior das instituições privadas de ensino.
Notícias relacionadas

Os planos da nossa vida
Não deixe seus planos só na cabeça. Escreva. Registre. E depois, leia sempre que precisar se lembrar de onde você quer chegar. Porque sonhos escritos têm mais chances de ganhar asas.

Biblioteca Caá Yari recebe primeira remessa de livros após inclusão no SNBP
A inserção permite que o espaço se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria dos seus serviços

Ana Nery prorroga contrato de gestão de dois hospitais da Região Metropolitana
Contratos foram renovados pela Secretaria Estadual da Saúde por mais cinco anos

Centro de Transição Animal de Venâncio Aires passa a contar com responsável técnico
Medida garante um atendimento mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município