É o maior evento de popularização da ciência do país e neste ano traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”
Ao longo do mês de outubro e novembro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e neste ano traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Serão promovidas diversas ações e oficinas em toda a região de abrangência da Universidade. O objetivo da SNCT é promover ações de socialização da ciência e tecnologia, como estímulo à percepção do papel da ciência na sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando a divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Também, estimular curiosidade, raciocínio científico e inovação, em temas relacionados à biomas (diversidades, saberes e tecnologias sociais), ciência e tecnologia, nas regiões de abrangência da Unisc.
Leia também
O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelos professores doutores Liane Mahlmann Kipper e Eduardo Alexis Lobo Alcayaga. As atividades propostas foram organizadas pelo Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, pela pró-reitoria Acadêmica e pelos Programas de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais, Tecnologia Ambiental, Administração, Promoção da Saúde e Psicologia. O formato do evento será híbrido, alternando entre plataformas como Google Meet e Youtube, laboratórios especializados, quando possível, presencialmente na Universidade e nas escolas participantes. “Dias de Campo” é uma das atividades previstas nesta edição da SNCT. A comunidade, especialmente alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio, foram convidados a participar.
Programação
ATIVIDADE |
Local de Realização |
Período de Realização |
Público alvo |
V MOSTRA DE EXTENSÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
UNISC |
29 de outubro a 1º de novembro de 2024 |
Estudantes da Universidade |
FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 2024 |
UNISC |
21 a 25 de outubro de 2024 |
Estudantes e professores da educação básica |
OFICINAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: INTERVENÇÕES EM CENÁRIOS DE DESASTRES CLIMÁTICOS |
Municípios de Sinimbu e Gramado Xavier |
16 e 17 de outubro de 2024 |
Alunos e profissionais da educação de duas escolas rurais |
CONVERSANDO SOBRE OS IMPACTOS DOS DESASTRES CLIMÁTICOS NA SAÚDE MENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA/COM A ESCOLA |
Município de Santa Cruz do Sul |
16 a 18 de outubro de 2024 |
Estudantes de escola pública municipal e/ou estadual |
DESASTRES CLIMÁTICOS E IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL |
Municípios de Rio Pardo, em Sinimbu e em Venâncio Aires |
17 e 18 de outubro de 2024 |
Estudantes de escola pública estadual |
SIMULAÇÃO DE BIOMAS NA FERRAMENTA WEBSIMULA |
UNISC Laboratório de Informática |
18 de outubro de 2024 |
Estudantes do 9º ano e do ensino médio |
CRIAÇÃO DE IMAGEM DOS BIOMAS BRASILEIROS COM O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
UNISC Laboratório de Informática |
18 de outubro de 2024 |
Estudantes do 9º ano e do ensino médio |
BATALHA DE IDEIAS: CRIANDO EM CONJUNTO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) |
UNISC Laboratório de Informática |
17 ou 18 de outubro de 2024 |
Estudantes do 9º ano e do ensino médio |
OFICINA DE COCRIAÇÃO DE VALOR COMO TECNOLOGIA SOCIAL AMBIENTAL |
UNISC
|
14 de outubro de 2024 |
Estudantes de escolas |
LIVRINHO DE COLORIR SOBRE BIOMAS BRASILEIROS |
UNISC
|
Dia de Portas Abertas |
Comunidade Regional e Estudantes de escolas |
BIOMAS BRASILEIROS: UTILIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE PARA PROCESSOS TECNOLÓGICOS DE CONTROLE BIOLÓGICO E BIOCONVERSÃO: DIA DE PORTAS ABERTAS |
UNISC
|
Dia de Portas Abertas |
Comunidade Regional e Estudantes de escolas |
BIOMAS PAMPA E MATA ATLÂNTICA, MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE |
Campo |
15 e 17 de outubro de 2024 |
Estudantes de escola pública municipal e/ou estadual |
Notícias relacionadas

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira