Iniciativa busca restaurar áreas degradadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Rio Pardo será uma das cidades contempladas na primeira etapa do projeto Reflora, iniciativa que busca restaurar áreas degradadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a CMPC, o governo do Estado, a Universidade Federal de Viçosa (MG) e a Embrapii. O objetivo é replantar espécies nativas em áreas atingidas por erosão e excesso de umidade, um problema que se agravou com os eventos climáticos extremos dos últimos anos.
O projeto prevê a produção inicial de 3 mil mudas de árvores como canela, timbaúva, ipê e corticeira-do-banhado. Para acelerar o processo, será utilizada a técnica da enxertia, que permite um desenvolvimento mais rápido das mudas. A CMPC, que já possui viveiros de espécies nativas, será responsável pela produção das mudas.
Com um investimento de R$ 7,5 milhões, o Reflora beneficiará cerca de 250 mil hectares, ajudando a recompor a cobertura vegetal em diversas regiões do estado. Além de Rio Pardo, outras cidades como Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Butiá, Eldorado do Sul e Santa Maria também receberão mudas na fase inicial. A previsão é que, dentro de 12 meses, as primeiras mudas estejam sendo plantadas em campo.
A restauração da vegetação nativa não apenas ajudará a recompor ecossistemas danificados, mas também desempenhará um papel na absorção de carbono e no controle do excesso de umidade em períodos de chuvas intensas. A expectativa é de que em quatro a cinco anos, as árvores plantadas já estarão produzindo sementes, garantindo a continuidade do projeto e a revitalização das áreas atingidas.
*Com informações de GZH
Notícias relacionadas

Após pressão dos agricultores, Banco Central recua e propõe construção de acordo sobre o Proagro
Nesta quarta-feira, o deputado Heitor Schuch recebeu na Câmara representantes do banco para discutir a situação

Palestra destaca potencial do turismo rural para produtores venâncio-airenses
Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados

Organização da Expoagro aponta poeira em estrada secundária e estacionamento como pontos a serem melhorados
Prioridades foram destacadas pelo coordenador do evento, Marco Antônio Dornelles, em entrevista à Arauto News