Cultura e Entretenimento

Com diversas atrações, 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires inicia nesta quinta

Publicado em: 29 de agosto de 2024 às 07:11
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Prefeitura de VA
    compartilhe essa matéria

    A programação segue até domingo, 1º de setembro

    Nesta quinta-feira (29), inicia mais uma tradicional Feira do Livro de Venâncio Aires. Neste ano, a 25ª edição do evento tem o tema “(Re)Construindo histórias e memórias”. A programação, que segue até domingo, 1 de setembro, promete encantar o público com atrações musicais e teatrais, 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação, presença do Museu Itinerante da PUCRS, contações de histórias, participação de dez estandes com comercialização de livros, bate-papo com a patrona, entre outros espetáculos, todos abertos ao público, sem cobrança de ingresso.

    Os últimos dias foram de montagem de estruturas, bancas de livros e palco no Parque do Chimarrão. Estão previstas mais de 30 atividades na Feira do Livro, sendo que nos dias 15 e 16 de agosto ocorreu a Pré-Feira do Livro em escolas municipais com contação de histórias com a patrona Eleonora Madeiros.

    O evento é organizado pela Comissão da Feira, integrada pela Prefeitura, Conselho Municipal de Cultura e Esporte e Sesc.

    Livreiros

    Foto: Prefeitura de VA

    Este ano, a Feira do Livro contará com a presença de dez livreiros, oferecendo uma diversidade de livros que atenderá a todos os gostos e idades. De Venâncio Aires, participam da Feira a Livraria Castelo de Livros e a Ponta do Lápis Papelaria e Livraria. Também estarão presentes os sebos El Pequeño Bosque e Matilda Sebo Itinerante, que vão comercializar em seus espaços livros usados, além do “Espaço aos Escritores Venâncio-Airenses”, que será dedicado à promoção de autores locais. Além dos livreiros da Capital do Chimarrão, a feira contará com a participação de livreiros de outras regiões: Colorê, de Vera Cruz; JLB Livros e Martins Livreiro, ambos de Porto Alegre; Kadernu’s, de Arroio do Meio; e Noble Book, de São Leopoldo.

    Patrona

    Eleonora Medeiros, nasceu em Alegrete em 1972, atualmente mora em Uruguaiana, fronteira do Brasil com a Argentina. Desde os 13 anos, escreve suas histórias em diários e cadernos de rabiscos. Cursou Pedagogia pela URCAMP, Pós-Graduação em Literatura Infantil UCAM – RJ, Curso de Criação em Dramaturgia – Escrita para Teatro – pela TEPA e vários cursos de Escrita Criativa. Possui dez publicações (Luzia, A Gatinha Pretinha; Uma Colcha para Cobrir o mundo; A Princesa Escabelada e o Galante Vendedor de Pentes; Bandele; Um Livro Fascinante; Comadre Onça – Contos Brasileiros; Lá na casa da tia Cutia; Você também quer saber que história é essa?; A Montanha mais perto do céu; e uma obra coletiva para jovens chamada “7 Transgressões” escrito por sete escritoras gaúchas).

    A escritora está com dois projetos: um livro infantil chamado Picadeiro, e um livro juvenil com o nome de “A 7 Palmos”, escrito a sete mãos com sete escritores gaúchos. Realiza Espetáculos Literários em Escolas e Feiras de Livros. Possui um Projeto Social chamado Mar de Livros, onde oferece uma biblioteca de grande qualidade literária para comunidades de difícil acesso ao livro. Ministra oficinas sobre a arte de contar histórias, para pessoas interessadas a perpetuar a tradição milenar de encantar com as palavras.

    Despertar o interesse de estudantes e levá-los para dentro das histórias. Essa é a missão da escritora Eleonora Medeiros, que carrega consigo as formações de magistério e pedagogia e as experiências de cursos de contação de histórias, escrita e teatro para fazer o que mais gosta: contar histórias e trazer diversão ao público infantil. A escritora viaja constantemente pelo estado, participando de eventos culturais e literários promovidos por escolas, prefeituras e pelo Sesc.

    Mompi

    A 13ª edição da Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação – Mompi, vai ocorrer nos dias 29 e 30 de agosto. Com o tema “Protagonismo estudantil: a pesquisa como rotas de aprendizagem”, serão expostos e apresentados trabalhos de estudantes da rede municipal de Educação, em duas modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os projetos vão permanecer expostos para visitação no sábado (31) e domingo (1º), quando tem continuidade a Feira do Livro.

    Promusit

    A 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires receberá o Promusit, Programa Museu Itinerante da PUC, do Museu de Ciências e Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre. Nos quatro dias de evento, o ginásio de exposições do Parque do Chimarrão será o espaço do projeto. A exposição terá entrada franca, aberta aos alunos e ao público em geral. A exposição itinerante, em sua modalidade completa, é composta de 30 experimentos interativos que compõem uma síntese de várias áreas da ciência. Por meio deles o público se envolve com experiências científicas e aproveita momentos de encantamento, aprendizado e lazer.

    Contações de histórias

    No primeiro dia de evento, 29 de agosto, em duas edições, às 8h30 e às 14h, a programação conta com contação de histórias com Jussara Carvalho Graffunder. Jujuba, como é conhecida, é escritora, palestrante e contadora de histórias, e trará a contação de história do livro “Será que a menina anda?”, de sua autoria. Já na sexta-feira, 30 de agosto, a partir das 8h30, a contação de história ficará sob responsabilidade de Potira. Durante sua trajetória acadêmica, estudou História e Literatura na UNISC e na UFRGS. É historiadora, contadora de histórias, livreira e auxiliar de biblioteca do município desde 2009. Potira trará a história “A cigana que sabia tudo” e encerrar com uma história curta adaptada “As Mil e Uma Noites”. E para o sábado, 31 de agosto, e para o domingo, 1 de setembro, às 14h, contação de histórias com a patrona Eleonora Medeiros, que traz a história da “A montanha mais perto do céu”, entre outras de sua autoria.

    Outros espetáculos

    • Muitas atrações integram as programações da Feira do Livro de Venâncio Aires que ocorre no Parque do Chimarrão. Animação cultural ficará por conta do Grupo de Animadores e Contadores de História Vivandeiros da Alegria. A equipe de artistas fará interações com estudantes e com o público em geral, com jogos e brincadeiras envolvendo o mundo da literatura nos quatro dias de evento, nos turnos manhã e tarde.
    • A Feira terá três peças teatrais confirmadas, de forma gratuita, para apresentação ao público, no palco principal, em frente ao Ginásio de Exposições: Aventuras na Biblioteca, que se apresenta em duas edições no primeiro dia de evento, às 9h30 e 15h; Oh de Casa, no segundo dia, às 16h; e no terceiro dia a população confere a atração teatral Cadê o Circo?, às 15h30. Todos os três teatros são organizados pela Cia. Garagem de Teatro, que foi fundada no ano 2012, em Caxias do Sul, pelos atores Jânio Nunes e Paulo Macedo.
    • Deslocando o plantão do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para o Parque do Chimarrão, os “Doutores P” estarão presentes na 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires interagindo com o público. Nas tardes dos dias 31 de agosto e 1 de setembro, ambos a partir das 14h30, haverá intervenções do grupo, onde circulam pela Feira levando alegria para todos os visitantes.
    • O evento traz show de mágica com Mateus Di Macedo. O espetáculo, com duração de 30 minutos, aproximadamente, será no dia 1 de setembro, a partir das 15h, no palco principal. O show conta com estrutura com cenário de cortinas e mágicas surpreendentes e fantásticas com fogos, lenços, flores, entre outros itens. Além da mágica, a apresentação terá a participação do boneco Pinóquio, que por meio da ventriloquia ganha vida e diverte as crianças com histórias atrapalhadas.
    • A palestra-show “Contos Divilas na Batida da Literatura” com o rapper, educador e escritor Chiquinho Divilas, ocorrerá no Chimarródromo do Parque do Chimarrão, nos dias 29 e 30 de agosto, com entrada gratuita. O evento é inspirado pelo seu livro “Contos Divilas” (2023), que explora a interseção entre a cultura hip-hop e a literatura, e traz à vida suas narrativas por meio de rimas e música, promovendo a inclusão e a diversidade cultural.
    • Já no próximo domingo, 1º de setembro, dentro da programação da 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, as soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) – rainha Marina Jantsch e princesas Larissa Maciel e Ana Flávia Dornelles – realizarão uma apresentação muito especial para o público infantil. A partir das 15h30, no palco principal da feira, elas contarão a Lenda da Erva-Mate. Após a apresentação, as soberanas vão ensinar os pequenos a preparar um chimarrão e também estarão disponíveis para interagir com os visitantes até 17h.

    Programação da 25ª da Feira do Livro:

    Quinta-feira, 29 de agosto:

    • 8h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 8h30 às 11h30 – Museu da PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 8h30 – Contação de Histórias com Jujuba
    • 9h30 – Teatro ‘As aventuras na biblioteca’, Cia Garagem de Teatro
    • 13h15 às 20h30 – Museu da PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 13h30 – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 14h – Contação de Histórias com Jujuba
    • 15h – Teatro ‘As aventuras na biblioteca’, Cia Garagem de Teatro
    • 17h15 – Abertura Oficial da feira
    • 17h30 – Divulgação dos resultados da Mompi na Educação Infantil
    • 20h – Contos ‘Divilas na Batida da literatura’ com Chiquinho Divilas

    Sexta-feira, 30 de agosto:

    • 8h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 8h30 as 11h30 – Museu de PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 8h30 – Contação de Histórias com Potira
    • 9h30 – Contos ‘Divilas na Batida da literatura’ com Chiquinho Divilas
    • 13h15 às 19h – Museu da PUCRS no ginásio de exposições
    • 13h30 – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 14h – Divulgação dos resultados da Mompi – Ensino Fundamental
    • 16h – Teatro ‘Oh de casa’, Cia Garagem de Teatro
    • 17h30 – Sarau Cultural ReCorDar – Museu de Venâncio Aires

    Sábado, 31 de agosto:

    • 10h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 10h às 12h – Museu de PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 13h às 20h – Museu de PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 14h – Contação de Histórias com patrona Eleonora Medeiros
    • 14h30 – Intervenção com Doutores P
    • 15h30 – Teatro ‘Cadê o circo’, Cia Garagem de Teatro
    • 17h30 – Apresentação de Ballet, com Pontinha dos Pés
    • 19h30 – Show Banda Alphorria

    Domingo, 1º de setembro:

    • 10h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • 10h às 12h – Museu de PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 13h às 20h – Museu de PUCRS no Ginásio de Exposições
    • 14h – Contação de Histórias com patrona Eleonora Medeiros
    • 14h30 – Intervenção com Doutores P
    • 15h – Show de mágica com Matheus DiMacedo
    • 15h30 – A Lenda da Erva Mate, com as soberanas da Fenachim
    • 16h – Encontro de corais
    • 17h30 – Orquestra da Uninter