Em área de 1,5 mil metros quadrados, prédio está localizado na Rua Cônego Pedro Henrique Vier e vai centralizar serviços
O sábado (29) entra para a história de Mato Leitão como um dia de conquista. Foi inaugurado no fim da manhã o novo Centro Administrativo, numa área de 1,5 mil metros quadrados, que está localizado na Rua Cônego Pedro Henrique Vier. Além de todos os setores que funcionavam na sede da Prefeitura, o novo prédio vai abrigar as secretarias da Agricultura/Meio Ambiente, Educação/Cultura/Desporto e escritório local da Emater.
O prefeito Carlos Alberto Bohn considera o projeto do Centro Administrativo como uma conquista num projeto inovador, moderno e sustentável (energia solar e aproveitamento da água da chuva). ”É um momento histórico para o nosso município”, disse, ao agradecer servidores e comunidade. As instalações começaram a ser construídas em 2019, após adquirida a área de três hectares. “E desde lá, enfrentamos pandemia, processo eleitoral e enchente, até conseguirmos chegar no dia de hoje e nessa inauguração. Construção feita a muitas mãos e é assim que chegamos a este belo resultado. Queremos que seja um espaço acolhedor, onde haverá muito trabalho”, disse.
Essa é a terceira sede da Prefeitura de Mato Leitão. No primeiro andar do amplo prédio inaugurado funcionarão as secretarias administrativas, finanças, planejamento e afins. No outro bloco funcionará educação, esporte, turismo, e no térreo a agricultura, meio ambiente e Emater. As mudanças das secretarias dos prédios em que estão para o novo Centro Administrativo ocorrem na próxima semana. A intenção é de que na frente do prédio seja construído um jardim com explanada, que se transforme em ponto turístico. E nos fundos um parque de esporte, cultura e turismo.
Além de belo, sustentável
Além de bonito, o prédio deveria ser funcional, atesta o Prefeito. Por isso, foram instaladas placas solares para privilegiar a usina fotovoltaica na estrutura, garantindo a sustentabilidade desta obra e outros sete prédios públicos. “Toda a energia consumida terá geração própria“, declarou Bohn, que destacou também a observação do projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural e o aproveitamento da água da chuva.
Através de uma gravação, o governador Eduardo Leite falou sobre inauguração e destacou a que teve a oportunidade de conhecer a estrutura ainda em construção, quando visitou o município ano passado. “Parabenizar prefeito, equipe, servidores e comunidade. Vai ficar marcado na história de Mato Leitão e temos orgulho de participar disso.”
Leia também
A secretária adjunta de Obras do Estado e ex-deputada Zilá Breitenbach – autora do projeto que denomina Mato Leitão como Cidade das Orquídeas – disse estar envolvida com trabalho do Prefeito desde que atuou no Governo Yeda na Educação e trabalhou no seu gabinete, e sempre mostrando sua capacidade de administrar.
Ainda, autor de emendas que contribuíram com a execução da obra, o deputado federal, Lucas Redecker salientou que “estamos vendo a casa da população de Mato Leitão, que tem que ser bem recebida, bem acomodada. Serviços vão ser otimizados, que ainda tem a plenitude da beleza, do esforço e dos bons resultados. Uma obra bonita, organizada e que é a casa da população de Mato Leitão”.
Ver essa foto no Instagram
Notícias relacionadas
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira