Em área de 1,5 mil metros quadrados, prédio está localizado na Rua Cônego Pedro Henrique Vier e vai centralizar serviços
O sábado (29) entra para a história de Mato Leitão como um dia de conquista. Foi inaugurado no fim da manhã o novo Centro Administrativo, numa área de 1,5 mil metros quadrados, que está localizado na Rua Cônego Pedro Henrique Vier. Além de todos os setores que funcionavam na sede da Prefeitura, o novo prédio vai abrigar as secretarias da Agricultura/Meio Ambiente, Educação/Cultura/Desporto e escritório local da Emater.
O prefeito Carlos Alberto Bohn considera o projeto do Centro Administrativo como uma conquista num projeto inovador, moderno e sustentável (energia solar e aproveitamento da água da chuva). ”É um momento histórico para o nosso município”, disse, ao agradecer servidores e comunidade. As instalações começaram a ser construídas em 2019, após adquirida a área de três hectares. “E desde lá, enfrentamos pandemia, processo eleitoral e enchente, até conseguirmos chegar no dia de hoje e nessa inauguração. Construção feita a muitas mãos e é assim que chegamos a este belo resultado. Queremos que seja um espaço acolhedor, onde haverá muito trabalho”, disse.
Essa é a terceira sede da Prefeitura de Mato Leitão. No primeiro andar do amplo prédio inaugurado funcionarão as secretarias administrativas, finanças, planejamento e afins. No outro bloco funcionará educação, esporte, turismo, e no térreo a agricultura, meio ambiente e Emater. As mudanças das secretarias dos prédios em que estão para o novo Centro Administrativo ocorrem na próxima semana. A intenção é de que na frente do prédio seja construído um jardim com explanada, que se transforme em ponto turístico. E nos fundos um parque de esporte, cultura e turismo.
Além de belo, sustentável
Além de bonito, o prédio deveria ser funcional, atesta o Prefeito. Por isso, foram instaladas placas solares para privilegiar a usina fotovoltaica na estrutura, garantindo a sustentabilidade desta obra e outros sete prédios públicos. “Toda a energia consumida terá geração própria“, declarou Bohn, que destacou também a observação do projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural e o aproveitamento da água da chuva.
Através de uma gravação, o governador Eduardo Leite falou sobre inauguração e destacou a que teve a oportunidade de conhecer a estrutura ainda em construção, quando visitou o município ano passado. “Parabenizar prefeito, equipe, servidores e comunidade. Vai ficar marcado na história de Mato Leitão e temos orgulho de participar disso.”
Leia também
A secretária adjunta de Obras do Estado e ex-deputada Zilá Breitenbach – autora do projeto que denomina Mato Leitão como Cidade das Orquídeas – disse estar envolvida com trabalho do Prefeito desde que atuou no Governo Yeda na Educação e trabalhou no seu gabinete, e sempre mostrando sua capacidade de administrar.
Ainda, autor de emendas que contribuíram com a execução da obra, o deputado federal, Lucas Redecker salientou que “estamos vendo a casa da população de Mato Leitão, que tem que ser bem recebida, bem acomodada. Serviços vão ser otimizados, que ainda tem a plenitude da beleza, do esforço e dos bons resultados. Uma obra bonita, organizada e que é a casa da população de Mato Leitão”.
Ver essa foto no Instagram
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas