Boas condições de geração de energia do país permitem a bandeira tarifária verde no próximo mês
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária segue verde neste mês de dezembro. Segundo a Aneel, as boas condições de geração de energia do país não trouxeram custos que pudessem gerar cobranças adicionais na conta de luz, e que com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo do que as termelétricas, por exemplo.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras verde, amarela e vermelha, indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional, SIN, gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Leia mais: Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023
As bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora.
Notícias relacionadas

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
Decreto foi assinado pelo presidente Lula

Encruzilhada do Sul receberá investimentos de quase R$ 20 milhões com instalação de fábrica catarinense
Empresa deverá se instalar no Distrito Industrial até setembro, com previsão de 150 empregos diretos nos primeiros anos de operação

Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no preço do diesel a partir de abril
Reajuste representa recuo de 4,6% para refinarias

Confira as principais mudanças e dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a contadora e responsável técnica da RBR Contabilidade, Natália Fritsch, esclareceu as alterações