Saber antecipadamente local em que vota, ter documento oficial com foto à mão são algumas delas
Para evitar atrasos e facilitar a votação, o eleitor pode tomar algumas medidas simples que contribuirão para tornar mais ágil a eleição deste domingo (28). Verificar antecipadamente o local de votação e levar um documento oficial com foto à mão são duas medidas eficazes nesse sentido.
Para obter o endereço da seção eleitoral em que vota, basta consultar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, clicar no link "Título e local de votação" e preencher os campos “nome” ou “número do título de eleitor”, “data de nascimento” e “nome da mãe” e solicitar a pesquisa. O ideal é fazer a consulta previamente para evitar momentos de sobrecarga da página. Os portais de internet dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também têm uma seção dedicada a esse serviço.
O eleitor que fez o cadastramento biométrico também poderá votar usando o e-Título, aplicativo móvel que permite baixar a via digital do título de eleitor. Para quem realizou a biometria (processo de identificação pelas digitais), o e-Título já vem com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento oficial. Nesta eleição, 87,3 milhões de eleitores podem ser identificados biometricamente, dos quais 73,6 milhões votarão em 4.326 municípios já equipados com o sistema.
Disponível para smartphones com sistemas IOS e Android, o e-Título permite o acesso rápido às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, tais como título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação. Se o e-Título não trouxer foto (caso de quem que não passou pela biometria), será necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto para se identificar no momento de votar.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz