Cultura e Entretenimento

Visitantes da Feira do Livro poderão conhecer 55 projetos escolares da Mompi

Publicado em: 28 de agosto de 2024 às 18:21
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Prefeitura de VA
    compartilhe essa matéria

    A mostra ocorrerá nesta quinta e sexta-feira em Venâncio Aires

    A 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de agosto, integrando a programação da 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, no Parque Municipal do Chimarrão. Com o tema “Protagonismo estudantil: a pesquisa como rotas de aprendizagem”, o evento exibirá trabalhos de estudantes da rede municipal de ensino nas categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

    Os projetos da Educação Infantil serão apresentados no Galpão Morada Velha, enquanto os projetos do Ensino Fundamental estarão localizados no auditório do Parque do Chimarrão, onde são realizados os cafés coloniais da Fenachim. Ao todo, serão expostos 55 projetos: 22 da Educação Infantil e 33 do Ensino Fundamental.

    As apresentações orais dos projetos estão agendadas para esta quinta-feira (29), das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30, e na sexta-feira (30), das 8h às 12h. Na sexta-feira, às 14h, serão revelados os vencedores e entregues as premiações para os primeiros colocados, conforme avaliação da comissão. A Educação Infantil realizará suas apresentações na quinta-feira (29), entre 14h30 e 16h30, com a cerimônia de premiação marcada para às 17h30, acompanhada da abertura oficial da Feira do Livro.

    Leia também

    Os projetos premiados receberão medalhas e credenciamentos para participar da Mostratec, Feira de Ciência e Tecnologia promovida pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo, de 21 a 25 de outubro de 2024. Três projetos da Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental serão contemplados com essas premiações. Além disso, os painéis e banners dos projetos continuarão em exibição no sábado (31) e domingo (1º), durante a continuidade da Feira do Livro.

    Para a avaliação dos projetos, haverá 30 avaliadores para o Ensino Fundamental e 20 para a Educação Infantil. Os critérios de avaliação serão: a utilização adequada da metodologia científica, os registros da pesquisa, a qualidade do estande do projeto, o desempenho na apresentação e a relevância científico-social do projeto.

    PROJETOS PARTICIPANTES:

    Educação Infantil:

    • “Aprendendo e se divertindo com as cantigas de roda” – EMEF Coronel Thomaz Pereira
    • “Quem furou os coquinhos do butiá?” – EMEF Cristino Goulart da Silva
    • “Identificando as emoções: homens também choram!”- EMEF Dois Irmãos
    • “Os pequenos construtores da natureza” – EMEF José Duarte de Macedo
    • “Pequenos exploradores: desvendando os mistérios do mundo através da brincadeira e da imaginação” – EMEF Dom Pedro II
    • “Exploradores da natureza: desvendando os quatro elementos” – EMEF Dom Pedro II
    • “Água sobre as estradas rurais” – EMEF Nossa Senhora de Fátima
    • “Lagartixa-doméstica-tropical: vilã ou mocinha?” – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
    • “Os três porquinhos e o lobo mau” – EMEF Osvaldo Cruz
    • “Pequenos cientistas: explorando o mundo através da experimentação” – EMEF Otto Gustavo Daniel Brands
    • “No tempo certo: aprendendo e crescendo no meu ritmo” – EMEI Aloisius Paulino Algayer
    • “É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro?” – EMEI Arco Íris
    • “ Por que comer?” – EMEI Bela Vista
    • “É mágica?” – EMEI Frederico Reinaldo Closs
    • “Nosso amiguinho peixe” – EMEI Infância Feliz
    • “Voa passarinho, voa” – EMEI Mônica
    • “Quero-quero… Aprender” – EMEI Osmar Armindo Puthin
    • “O mundo mágico das formigas e seus segredos” – EMEI Passinho Seguro
    • “Abelha não faz mal” Abelha faz mel!” – EMEI Pingo de Gente
    • “Alface: cultivando bons hábitos” – EMEI Vô Ismael
    • “Ninhos, quantas diferenças” – EMEI Vovô Weber
    • “Que letra é essa?” – EMEI Yolita da Cruz Portella

    Ensino Fundamental:

    • “De olho nos rótulos: conhecendo o que comemos – EMEF Alfredo Scherer
    • “Desvendando os segredos do ovo” – EMEF Alfredo Scherer
    • “Intercâmbio cultural: O que podemos aprender com os imigrantes em nossa escola” – EMEF Alfredo Scherer
    • “Água: fonte de vida X destruição” – EMEF Benno Breunig
    • “A importância dos tributos para o bem-estar social e para a recuperação das comunidades afetadas pela enchente no RS” – EMEF Benno Breunig
    • “Aventuras literárias: Emocionário” – EMEF Bento Gonçalves
    • “Vida saudável” – EMEF Coronel Thomaz Pereira
    • “A resistência dos triângulos” – EMEF Coronel Thomaz Pereira
    • “Lagartixa: que bichinho é esse?” – EMEF Deolindo Pereira da Costa
    • “Os animais e suas curiosidades” – EMEF Deolindo Pereira da Costa
    • “Por que sentimos o que sentimos?” – EMEF Dois Irmãos
    • “Ser criança em um mundo acelerado: um desafio entre a infância e a adultização precoce” – EMEF Dois Irmãos
    • “Pluviômetro: Tecnologia e Planejamento com o monitoramento da precipitação” – EMEF dois Irmãos
    • “A fantástica escola no meio rural” – EMEF Dom Pedro I
    • “Brincadeira quadradas X brincadeiras redondas” – EMEF Dom Pedro II
    • “Um plano real” – EMEF Dom Pedro II
    • “Os desafios do feijão-arroz” – EMEF Dom Pedro II
    • “Quem vê cara, não vê coração. Como anda tua saúde mental?” – EMEF Dom Pedro II
    • “Se liga em você” – EMEF João Cândido de Moura
    • “Rota do sangue: desvendando o sistema circulatório e a leucemia” – EMEF José Duarte de Macedo
    • “Clube SuperAção: Protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde” – EMEF José Duarte de Macedo
    • “Brincando com a robótica em dias de chuva” – EMEF José Duarte de Macedo
    • “A dengue está aí. vamos nos prevenir!” – EMEF Narciso Mariante de Campos
    • “Viveiro nativo: uma forma de empreender com as sementes” – EMEF Narciso Mariante de Campos
    • “Jardim escolar: cultivando conhecimentos e reutilizando embalagens” – EMEF Osvaldo Cruz
    • “A magia da luz” – EMEF Otto Gustavo Daniel Brands
    • “Obesidade escolar: análise e estratégias promovendo a saúde dos alunos através do Índice de massa corporal (IMC) – EMEF Otto Gustavo Daniel Brands
    • “Jornal escolar: potencializando a alfabetização de forma criativa” – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
    • “A versatilidade da erva-mate além do chimarrão” – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
    • “Kombucha: fermentando sabores na escola” – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
    • “Medo de quê?” – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
    • “Minecraft como instrumento de pesquisa, superando os desafios em sala de aula” – EMEF São Judas Tadeu
    • “Água doce X água salgada: um mergulho nas diferenças” – EMEF São Judas Tadeu