Espaço deve entrar em funcionamento no mês de outubro
Santa Cruz do Sul receberá, em outubro, a instalação de um laboratório etimológico com o objetivo de realizar um acompanhamento constante dos focos do mosquito Aedes Aegypti no município. O espaço ficará localizado dentro do Setor de Vigilância e Ações em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme explica a coordenadora de Ações e Vigilância em Saúde do município, Francine Braga, após o recolhimento das amostras, será possível acompanhar no laboratório o processo. “Nós vamos saber em tempo real se é um foco do mosquito Aedes”, disse.
A coordenadora destaca que os equipamentos já estão sendo comprados. A próxima etapa é a capacitação dos agentes de endemias pela Coordenadoria Regional de Saúde. Após a qualificação, a nova estrutura estará montada com os microscópios.
Francine revela ainda que também será realizada a compra de Ovitrampas, que são armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito. “São iscas que serão colocadas em locais estratégicos da cidade, onde eu chamo de LiraA intermitentes”, explicou. A cada cinco dias, serão feitos os recolhimentos destas estruturas para analisar os focos do mosquito na cidade.
Santa Cruz já registrou quatro óbitos por dengue em 2024. A orientação da coordenadora é para que os pais vacinem seus filhos contra a dengue. Até o momento, apenas 663 imunizantes foram aplicados, de um total de 1.755 doses disponíveis, para crianças entre 10 e 14 anos.
Notícias relacionadas

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira