MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Santa Cruz vai reconsiderar retirada de tipuanas tombadas após pedido do MP

Publicado em: 28 de fevereiro de 2025 às 16:19
  • Por
    Guilherme Bica
  • FOTO:LUCAS LANGE/REPRODUÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Audiência para discutir o tema foi marcada para a próxima sexta-feira

    A Prefeitura de Santa Cruz informou ao Ministério Público (MP) que reconsiderará a retirada das tipuanas tombadas na obra do trecho dois do calçadão da Rua Marechal Floriano. Além disso, o Executivo propôs a realização de uma reunião para discussão e debate sobre o tema, conforme consta em despacho emitido pelo MP nesta sexta-feira (28). O MP havia oficiado o município para que reconsiderasse a decisão de supressão de três tipuanas tombadas e danificadas, buscando alternativas de preservação a serem detalhadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico ou por especialistas na área.

    Em resposta, a Prefeitura confirmou que manterá as árvores no local, mas destacou que o parecer técnico anterior, que recomendava a retirada das tipuanas, foi elaborado com base em avaliações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e da Defesa Civil. Dessa forma, a administração municipal esclareceu que qualquer reconsideração técnica sobre o caso dependerá da abertura de um processo administrativo formal, no qual deverão ser apresentados argumentos técnicos do Conselho de Meio Ambiente e de outros interessados.

    Diante da complexidade do tema, o Ministério Público marcou uma audiência para o dia 7 de março, às 14h, na Promotoria de Justiça de Santa Cruz do Sul, reunindo técnicos do município e do MP para aprofundar a discussão. O objetivo, segundo o despacho do MP, é garantir que a decisão final considere todas as informações técnicas disponíveis, buscando um equilíbrio entre a preservação ambiental e a segurança da população. A queda das tipuanas está sendo investigada pelo Ministério Público por meio de um inquérito instaurado para prevenir possíveis danos ambientais e paisagísticos.