Política

Primeira-dama de Santa Cruz quer atuar em prol dos idosos e deficientes

Publicado em: 27 de dezembro de 2024 às 11:06
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Fátima Alves da Silva concedeu entrevista à Arauto News e falou como deve ser sua atuação

    Companheira de Sérgio Moraes, eleito prefeito de Santa Cruz do Sul para o mandato 2025-2028, Fátima Alves da Silva, se prepara para assumir como primeira-dama do município. Juntos há 12 anos, ela conhece bem a rotina política de Moraes. No entanto, pela primeira vez estará na linha de frente e não apenas nos bastidores.

    Conforme a futura primeira-dama, seu trabalho terá um olhar especial para os idosos e para as pessoas com deficiência. Isso porque, ela diz conhecer na prática os desafios e as necessidades dos grupos mais vulneráveis nas periferias e, também, nas áreas rurais de Santa Cruz. “Sou bem apaixonada pela questão dos idosos e dos deficientes. Precisamos de um olhar mais carinhoso para estes públicos”, reforça.

    Fátima salienta que durante a campanha, algumas cenas e relatos lhe chamaram a atenção e também lhe fizeram pensar em alternativas e projetos. Um deles, segundo a primeira-dama, é a reativação do antigo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), implementado por Sérgio Moraes quando comendou Santa Cruz anteriormente. “Era um centro para os idosos, onde eles realizavam atividades. Hoje sei que tem algo, mas não nessa magnitude. Pensei em implementar algo semelhante, talvez com outro nome, para idosos ociosos, depressivos, sozinhos em casa. Precisamos de um trabalho forte nesta área.”

    Natural de Santa Catarina, Fátima foi trazida ainda pequena pelos pais para a região. A partir disso, suas vivências foram se constituindo e hoje lhe permitem não apenas auxiliar, mas, também, praticar a empatia.

    Para ela, os desafios enfrentados enquanto a família residia no Beco da Carlota, no Bairro Faxinal Menino Deus, como um esgoto a céu aberto em frente a residência, mostram a importância das políticas públicas. “No momento que tu sabe se colocar no lugar do outro e vai in loco e vê aquela realidade que tu já viveu, se sabe da importância daquilo, do papel público. Eu como primeira-dama terei esse olhar de saber como era, mas, também, da importância de mudar isso, de ir atrás de políticas que realmente possam ajudar a mudar essas realidades”, destaca.

    A posse da nova gestão ocorre no dia 1º de janeiro, em uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

    Leia também