Engenheiro agrônomo Josemar Parise, da Emater/RS-Ascar, vai abordar temática na quinta-feira (31), em Alto Castelhano
O ginásio da Comunidade de Alto Castelhano, em Vale do Sol, vai sediar na tarde desta quinta-feira (31), a partir das 14 horas, uma reunião técnica sobre manejo conservacionista do solo e da água. A fala será ministrada pelo engenheiro agrônomo Josemar Parise, que é assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Soledade.
O chefe do escritório municipal da Emater de Vale do Sol, André Franck, explica que não é preciso se inscrever para participar do encontro, que vai difundir sobre a importância do manejo do solo e da água, como estratégia para diminuir o impacto nos eventos extremos climáticos. “Vamos fazer uma abordagem dos problemas hoje que se apresentam sobre os aspectos do manejo do solo, da conservação do solo e da água, e as consequências em função dos manejos que não seguem padrões técnicos, e principalmente relativos em épocas de estiagem ou excesso de chuva”, complementou o palestrante.
Ainda, Parise frisou que vai abordar também a importância e a resposta que traz quando são implementadas práticas de conservação de solo e de água, conforme os preceitos da agricultura conservacionista. “Temos várias experiências de campo, em períodos de estiagem, onde se conseguiu uma resposta produtiva bastante positiva quando se tem bons manejos, se comparado em áreas onde não tem manejo adequado do solo, e diante do mesmo cenário de chuva”, acrescentou.
Também, numa parceria com a Afubra, que repassou 75 sacos de milho para doação, a Emater/RS-Ascar de Vale do Sol, após fazer o repasse para famílias mais necessitadas, do projeto de fomento, e sortear em reuniões técnicas, além do repasse a grupos de mulheres rurais e crédito fundiário, neste evento que acontece na próxima semana são mais 16 sacos a serem sorteados entre os presentes, um apoio para a agricultura local.
Notícias relacionadas

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem
Cidade histórica tem prejuízo estimado com a seca em R$ 200 milhões

Após pressão dos agricultores, Banco Central recua e propõe construção de acordo sobre o Proagro
Nesta quarta-feira, o deputado Heitor Schuch recebeu na Câmara representantes do banco para discutir a situação

Palestra destaca potencial do turismo rural para produtores venâncio-airenses
Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados