Brasileiros retornam às urnas no domingo para eleger novo presidente e novo governador
Para o governo do Estado: 15 ou 45? E para o Brasil: 13 ou 17? Já definiu seu voto? O domingo, dia 28 de outubro, é novamente de ir às urnas para escolher os novos governantes. No Rio Grande do Sul, a disputa está entre José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB). No país, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) lutam pelos votos dos últimos eleitores.
Em campanha forte nesta reta final, cada um dos aspirantes ao Piratini e ao Planalto busca os ainda indecisos – aqueles que por motivo A ou B aguardam até o último minuto para decidir qual dezena irão digitar na urna eletrônica. Francieli Martin, Marcus Roberto Seibert, Karolaine da Silva Helfer e Gustavo Kaufmann não são indecisos. Muito pelo contrário. Já escolheram seus candidatos e estão convictos da decisão. Esse quarteto é jovem, estuda no ensino médio, em escola pública, e está começando a exercer a cidadania na escolha dos novos gestores. Todos estão participando do pleito em nível federal pela primeira vez e falam de suas preferências quando o assunto é presidente.
Moradora da área rural de Vera Cruz, Francieli diz que escolheu seu candidato pelas propostas, entre outras, que beneficiam a agricultura, a redução de impostos e que dê um basta na criminalidade. Marcus também. Ele apoia ainda a criação de colégios militares e a punição mais severa daqueles que cometem delitos. Frente a isso, ambos decidiram votar em Jair Bolsonaro. No domingo, confirmarão o 17 nas urnas.
Karolaine e Gustavo enxergam a educação como uma das mais importantes áreas a receber atenção. Com isso, frisa Gustavo, as propostas de Fernando Haddad são melhores. Os dois jovens citam a criação de programas inclusivos, que colocaram muitos brasileiros em universidades, e de programas sociais, que diminuíram os índices de pobreza. Os dois também são contra o preconceito de raça, gênero, etc, e irão votar 13 no domingo.
DINÂMICA
A fim de entender mais sobre as razões de votar em Fernando Haddad ou em Jair Bolsonaro, o Jornal Arauto realizou uma dinâmica com os quatro jovens. Dispostos em salas separadas, cada dupla – uma apoiadora de Bolsonaro e outra de Haddad – escreveu cinco razões para escolher o seu candidato. Francieli e Marcus conversaram. Karolaine e Gustavo também. Dali, surgiram sugestões, que, depois, foram colocadas no papel. Confira as razões na edição impressa do Jornal Arauto desta sexta-feira.
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília