Cultura e Entretenimento

Comitiva leva a alegria da Oktoberfest para a Expointer

Publicado em: 25 de agosto de 2024 às 16:39 Atualizado em: 25 de agosto de 2024 às 16:41
SOBERANAS ESPALHARAM ALEGRIA NA DIVULGAÇÃO DA OKTOBERFEST EM ESTEIO | PEDRO THESSING
compartilhe essa matéria

Em Esteio, grupo divulgou a Festa da Alegria e participou da homenagem pelo bicentenário da imigração alemã

A bandinha típica alemã deu o tom da festa e embalou a rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila e as princesas Karoline Ribeiro Klaus e Nathalia Konzen da Silva em Esteio neste fim de semana. O domingo (25) de sol foi aproveitado pela comitiva da 39ª Oktoberfest para percorrer o Parque de Exposições Assis Brasil e visitar a Expointer, numa agenda repleta de convites para a Festa da Alegria, além de abrilhantar um momento especial, de homenagem pelo bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. 

LANÇAMENTO DA OKTOBERFEST NA EXPOINTER | PEDRO THESSING

O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, destacou a importância da homenagem à própria Oktoberfest neste ensejo das comemorações pelos 200 anos da imigração alemã. “Muito importante esse momento e reforça o tamanho da festa, a representatividade que nós temos enquanto Oktoberfest, não só dentro do estado, mas em todo o país, por ser também uma festa que promove a questão cultural germânica. Então, para nós é uma satisfação enorme poder estar aqui e representar a cultura germânica, principalmente no ano em que nós completamos os 200 anos de imigração alemã do Rio Grande do Sul“, destacou Bartz.

As Soberanas da Festa da Alegria eram só sorrisos pela experiência de divulgar junto da comitiva a alegria e a cultura santa-cruzense na Expointer. Empolgadas, elas puderam se divertir e espalhar o clima para todos os recantos gaúchos que se reuniram no parque em Esteio, para apreciar a Expointer.

COMITIVA DA OKTOBERFEST MARCOU PRESENÇA NA EXPOINTER | DIVULGAÇÃO

Bicentenário em evidência

O presidente do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado, Rafael Gessinger, prestigiou a homenagem conduzida pela Setur na Expointer pelos 200 anos. “A imigração alemã é parte constituinte do povo gaúcho e do povo brasileiro“, destacou ele, citando o legado deixado pelos germânicos para o desenvolvimento de todo Brasil. Além de valorizar a memória, Gessinger busca sempre falar no futuro, estreitando relações com estados alemães para aproveitar, em termos de qualificação, diversas áreas de forma cooperativa entre Brasil e Alemanha.

A diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do Estado, Claudia Mara Borges, frisou sobre o bicentenário para homenagear os imigrantes que tanto contribuíram para a cultura e o desenvolvimento do Estado. “A gente costuma dizer que se você não pode viajar o mundo, você encontra um pouco de todo o mundo no Rio Grande do Sul, porque temos alemães, italianos, açorianos, todas as formações do povo gaúcho. Também é uma maneira de pensar o que estamos fazendo para oferecer essa vivência como produto turístico para que as pessoas que não podem conhecer a Alemanha, possam vivenciar um pouco dela aqui“, destaca. Entre essas oportunidades está a Oktoberfest.

O secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, reafirmou que a Expointer é da retomada, e aliando aos festejos, hoje os 200 anos da Imigração Alemã, logo mais os festejos farroupilhas e tantos mais, é preciso retomar a autoestima do povo gaúcho, frisou ele. E na riqueza turística e cultural, o gaúcho vai se reerguer, “com o abraço de todos, é um povo que não desiste“.

Leia também