Entre os 103 trabalhos selecionados, consta o título Geometria nas bolachas, desenvolvido na Emef Nossa Senhora de Fátima
A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade – da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC está acontecendo de 21 a 25 de outubro e envolve estudantes e professores das escolas de Educação Básica das regiões do Vale do Rio Pardo e Jacuí. Entre os 103 trabalhos selecionados para a fase de apresentação presencial, consta o título Geometria nas bolachas, desenvolvido pelas professoras Elisete Regina Groff e Franciele Pâmela Henn de Lima, nas aulas de Matemática e Informática, na turma do 9º Ano da EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Sinimbu.
Podemos estudar geometria na confecção de bolachas? A partir dessa pergunta exploratória, a professora instigou seus alunos à promoção de aulas de geometria de forma diferente e assim surgiu a ideia de aprender a fazer bolachas com figuras geométricas.
Como principal propósito do projeto está a identificação e descrição de figuras geométricas e sistema de medidas na produção de bolachas, além de identificar as figuras geométricas planas; descrever e relacionar unidades de medidas utilizadas na produção de bolachas e problematizar quantidades, custo, razões, proporções e sistemas de medidas na produção de bolachas na escola.
O projeto já teve diversos procedimentos executados, entre os quais destacam-se a observação das figuras geométricas planas para poder reproduzi-las com a massa de uma receita que foi pesquisada anteriormente; movimento social comunitário para providenciar os ingredientes da receita das bolachas; produção de bolachas e cálculo do seu custo de produção; confecção de cartazes expondo a receita, suas quantidades e custo na produção; e desenvolvimento de atitudes básicas como uma alimentação saudável de baixo custo e produzida pelos alunos.
Conforme a professora Elisete “na atualidade a aprendizagem está em todos os lugares e momentos. Na sala de aula os docentes buscam educar pela pesquisa e com isso despertar a curiosidade e a investigação dos conteúdos curriculares. Com este intuito a prática usando alimentação sempre chama a atenção dos estudantes. No desejo de ter uma aula prática surge a ideia de fazer bolachas em formato geométrico.”
A professora Elisete também relata que vem trabalhando esse assunto desde 2023, ocasião na qual os estudantes demonstraram grande interesse pela culinária e alimentação saudável. A Matemática pode ser envolvida por estar junto nesta temática com muita facilidade. Os estudantes pesquisaram com suas famílias receita de bolachas e começaram a providenciar os ingredientes necessários para sua produção em formato geométrico como, quadrado, triângulo, losango, trapézio, paralelogramo, etc.
O apoio das famílias foi necessário para a produção das bolachas. Elisete destaca o que mais chamou a atenção dos alunos na hora da produção foi o efeito de colocar leite morno no sal amoníaco, e depois de pronto o custo das bolachas ser bem mais barato do que no mercado.
No laboratório de informática, estudantes constroem gráficos e tabelas dos dados referentes às pesquisas e os resultados após as produções, usam o aplicativo geogebra para visualizar e representar as formas geométricas estudadas, anteriormente, bem como as medidas, área, perímetro, número de lados, faces e vértices. A professora recorda o comentário de uma das mães, cuja filha é participante do projeto, “minha filha disse que foi a melhor aula que tiveram.” Assim, “percebe-se que ao elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, passam a ter um significado maior na aprendizagem empírica de nossos discentes.”
Nesta quinta-feira (24), a EMEF Nossa Senhora de Fátima, representada pelas professoras Elisete Regina Groff e Franciele Pâmela Henn de Lima e estudantes – Gabriele Milena Kuentzer, Valentina Martin, Vinícius Gabriel Grade, Gregory Rhuan Pedrotti, Rafaela Pimenta Folmer, estarão na Feira apresentado o trabalho vivenciado pelo Projeto.

Foto: Divulgação
Notícias relacionadas

Primeira-dama de Santa Cruz representará o Vale do Rio Pardo no Coegemas
Em assembleia realizada no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, na última semana, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS). Na ocasião, também…

Santa Cruz deve oficializar mutirão para reduzir fila de cirurgias do SUS
Aproximadamente 1,3 mil pessoas aguardam por procedimentos de média complexidade no município

Pavimentação asfáltica de Linha Sapé será inaugurada no domingo
Ato faz parte da programação da Quermesse da Comunidade Santo Antônio

Botões de pânico serão instalados em todas as unidades de saúde de Santa Cruz
A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes