Investimento previsto nas obras da igreja supera R$ 6 milhões
A Catedral São João Batista, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, é um símbolo histórico, cultural e religioso de grande importância para a comunidade local e visitantes. Ao longo dos anos, devido aos efeitos do tempo e das intempéries, tornou-se necessário um restauro para garantir a preservação desse monumento icônico. O projeto de restauro foi oficialmente lançado em junho, em um evento no Centro Comunitário da Catedral, e agora busca arrecadar fundos através da campanha "Abrace a Catedral".
Coordenador da comissão de restauro, Paulo Roberto Habekost é responsável pelo projeto que visa revitalizar a Catedral em duas etapas distintas. "A primeira etapa do restauro concentra-se na pintura interna da Catedral, que apresenta desgastes e patologias visíveis. Para entender a dimensão do trabalho necessário, um engenheiro técnico foi contratado para realizar um diagnóstico detalhado das condições da igreja. Com base no laudo técnico elaborado por esse profissional, foram definidas oito fases do processo de restauração, que incluem desde as portas internas e externas até as paredes, pilastras e obras sacras. O objetivo é preservar as cores e formas originais, garantindo a autenticidade arquitetônica e cultural do edifício", explica.
Na segunda etapa, de acordo com o coordenador, um projeto elétrico completo será implementado para atualizar e adequar a infraestrutura elétrica da Catedral. Isso inclui a readequação do posto de transformação, a substituição de grande parte da fiação elétrica, a instalação de novos quadros de comando e a integração de sistemas de som e multimídia. Além disso, a iluminação interna e externa receberá melhorias, realçando detalhes arquitetônicos e promovendo uma nova atmosfera no período noturno, especialmente com a iluminação indireta dos vitrais.
O projeto não envolverá intervenções na estrutura arquitetônica da Catedral, garantindo a preservação de todas as características originais. A restauração da pintura interna e o projeto elétrico visam proporcionar uma experiência renovada para os frequentadores e visitantes, destacando a beleza e a importância histórica do local.
"As obras já estão em andamento, e algumas fases foram concluídas, como a pintura das portas internas e externas, o restauro da escada de madeira que dá acesso ao coro e a impermeabilização das passarelas superiores e terraços em volta do telhado. O trabalho está previsto para durar cerca de quatro anos, mas a duração pode variar conforme a disponibilidade de recursos financeiros", salienta Habekost.
Quanto ao investimento, o projeto de restauro requer um montante estimado de R$ 6,2 milhões. Esse valor engloba todos os aspectos do processo, desde o restauro da pintura até as melhorias na infraestrutura elétrica, considerando também a correção monetária ao longo do tempo de implementação. Apesar de não contemplar, neste momento, a visitação às torres, o projeto de restauração permitirá futuras adaptações para esse fim, com a possibilidade de instalação de um elevador após a conclusão de alguns trabalhos.
Campanha de arrecadação
A campanha Abrace a Catedral está aberta e a comunidade pode realizar as doações. Qualquer valor pode ser doado através da chave Pix [email protected]. Mais informações podem ser solicitadas pelo Instagram da Catedral.
Notícias relacionadas
Luiz Ricardo Pinho de Moura segue como Coordenador Regional de Educação
Governo do Estado divulgou, nesse sábado, a lista dos candidatos aptos
Gastronomia da Unisc realiza Comida de Rua com pratos da cozinha europeia
A atividade inicia às 17h. Serão servidos pratos da cozinha de países como Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Portugal, Polônia e Suécia
Audiência pública vai debater a regulamentação de cigarros eletrônicos e produtos do tabaco
Solicitação é do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco, com o objetivo de ampliar o debate
Corede/VRP realiza assembleias da Consulta Popular na próxima semana
Assembleia Regional Ampliada para os 23 municípios está agendada para quinta-feira (14), na sala 101 da Unisc