reivindicação

Revisão salarial dos servidores de Santa Cruz será votada nesta segunda-feira

Publicado em: 24 de março de 2025 às 09:15 Atualizado em: 24 de março de 2025 às 09:20
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontro ocorre a partir das 14h, no Plenário Nilton Garibaldi

    Depois que as negociações envolvendo o Sindicado dos Funcionários Municipais (Sinfum), o Sindicato dos Professores do Município (Sinprom) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul avançaram durante a semana, a Câmara de Vereadores realiza uma sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (24) para votar a revisão salarial dos servidores. O encontro ocorre a partir das 14h, no Plenário Nilton Garibaldi.

    São três projetos que devem ser analisados pelos parlamentares. Um deles trata do quadro geral de funcionários vinculados ao Executivo. Para eles, é proposto pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) e pelo vice-prefeito Alex Knak (MDB) reajuste de 5,06%, correspondente à inflação acumulada dos últimos meses, além de um aumento real no percentual de 0,44%, já na próxima folha. O grupo também teria outro acréscimo, de 2,5%, em setembro.

    Os índices para os profissionais de educação vinculados ao Sinfum são os mesmos, mas com uma pequena diferença – o pagamento em cota única. Caso o projeto seja aprovado, serão repassados, no próximo pagamento, os 5,06%, o IPCA do período, e mais os 2,94% de ganho. Para esse grupo, é possível realizar o pagamento em cota única por conta dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

    O terceiro projeto detalha as condições que foram oferecidas aos servidores efetivos e cargos em comissão do Legislativo de Santa Cruz. Para quem trabalha na Câmara de Vereadores, a proposta da mesa diretora, liderada pela presidente Nicole Weber (Podemos) e pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL), é a mesma do quadro geral do Executivo – 5,5% no primeiro momento (5,06% da inflação e 0,5% de ganho real) e outros 2,5% em setembro.

    Leia também