Geral

Encarte sobre mudança climática do Vale do Rio Pardo circula com o Jornal Arauto desta quinta-feira

Publicado em: 23 de novembro de 2016 às 15:21 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:58
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    O projeto é coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Markus Erwin Brose

    Com o objetivo de alertar sobre a gestão de riscos em desastres naturais e divulgar as mudanças climáticas, um encarte sobre o tema vai circular na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira (23). O projeto intitulado Adaptação à Mudança Climática no Vale do Rio Pardo é coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Markus Erwin Brose. O encarte, de quatro páginas, ainda vai ser divulgado pela edição de sexta-feira do jornal Tribuna Popular de Sinimbu. O lançamento do material ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), na sala 404 da Unisc, com a presença dos organizadores, da Defesa Civil, Bombeiros e Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul.

    O projeto amplia uma parceria existente entre o Núcleo de Gestão Pública da Unisc (NGP) e a Defesa Civil Municipal, que vem atuando junto aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul (Nudec), buscando iniciar, também, a divulgação de informações de base científica em outros municípios do Vale do Rio Pardo. O documento traz informações sobre a Defesa Civil, gestão de riscos em desastres, a campanha nacional de cidades resilientes, as mudanças climáticas e seus impactos, assim como os resultados das pesquisas do NGP e o trabalho do Comitê do Rio Pardo.

    O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unisc, Marcelino Hoppe, o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa, e a presidente do Comitê de Bacia do Rio Pardo, Valéria Borges Vaz, dialogaram sobre o assunto e responderam as dúvidas da imprensa. De acordo com o professor Markus Erwin Brose, é preciso cuidar da natureza "pelos nossos filhos e netos". Segundo Valéria, a ideia de divulgar o assunto nos meios de comunicação deve-se ao fato do alcance do material de ensino para a comunidade da região.