Porção de terra em Alto Castelhano é a realização de um sonho antigo em produzir em propriedade própria
Após anos de arrendamento de terras, um casal de Vale do Sol conquistou, por fim, um terreno. Os agricultores Saul e Adriana da Silva, juntamente com os filhos Felipe e Andrieli, realizaram o sonho na última semana, na segunda-feira, (16). Eles assinaram a compra de uma área de 11,08 hectares na sede do Banco do Brasil do município. A família contou com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar, que encaminhou o projeto por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ainda no ano de 2022.
Um sonho
A propriedade adquirida pela família se localiza em Alto Castelhano, interior de Vale do Sol. Na terra há a casa da família, galpão e estufa de tabaco. Antes residentes da localidade de Boa Esperança, eles plantavam produtos de subsistência, como, por exemplo, olerícolas, feijão e mandioca. A principal cultura, no entanto, era a do fumo. Como não havia terra própria, o casal arrendava o terreno de outro proprietário e, na forma de meeiro, dividia os lucros como pagamento e morava nos locais em que trabalhavam. Agora todos os ganhos ficarão com os produtores e dormirão em sua própria casa.
Saul conta que a realização do sonho de ter um terreno próprio caminha desde 2012, quando a família buscou, com a legislação e iniciativas da época, uma porção de terra. Contudo, o sonho, de fato, é de toda a vida. “Sempre quisemos ter nosso lugar, mas para comprar um terreno assim é impossível. Estamos muito felizes”, conta o proprietário. Ele ainda ressalta que agora o planejamento passa em investir mais na infraestrutura de produção, com aquisição de animais de serviço, carroça, equipamentos e correção do solo.
Apoio
Além da indicação pra participação do programa de crédito fundiário, a Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), conduziu todo o processo de elaboração e envio da proposta e realizada o serviço de assistência técnica junto à família via instrumento de parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Segundo o extensionista rural Dagoberto Soares Antunes, o trabalho com a família ainda não acabou. “Agora, com a aquisição desta área, continuamos a assessorá-los para a sua instalação na nova propriedade e os manejos iniciais de correção de solo, saneamento básico, proteção de fontes, implantação e manejo de pomar e da horta doméstica, encaminhamento de documentações, entre outras”, destacou.
Antunes também reiterou como o processo da família em adquirir uma terra não é recente. “Há alguns anos a família participou do Programa Brasil Sem Miséria. Ali já demostravam interesse em comprar uma área própria de terra. Quando o Programa de Crédito Fundiário voltou, indicamos eles para a aquisição de uma área que o dono queria vender”, salientou.
Leia também: Homem morre após ser esfaqueado durante festa em Vale do Sol
Notícias relacionadas

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira