Esportes

Alunos do Colégio Mauá conquistam classificação inédita no xadrez

Publicado em: 22 de setembro de 2022 às 21:07 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 09:50
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Time infantil estará no Brasileiro. Alexandre Genehr representou o Brasil na Romênia e Maria Eduarda está na Geórgia

    No último fim de semana, o time infantil de xadrez do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, conquistou, pela primeira vez, uma classificação para o Jogos Escolares Brasileiro (JEB’s), que acontece no fim de outubro no Rio de Janeiro. A seletiva para a maior competição escolar do Brasil aconteceu em Porto Alegre, com a participação de 17 competidores do Rio Grande do Sul que concorreram a quatro vagas, sendo três delas conquistadas pelos alunos do Mauá: Bernardo Frantz Levermann, de 13 anos; Isabela Pereira Amarante, 13 anos; e Mariana Luisa Hirsch, 14 anos.

    Conforme o técnico de Xadrez do Colégio Mauá, Flávio Henrique Schedler, a delegação santa-cruzense viajou com o time titular, além de uma equipe de observação para a edição do próximo ano. "Estamos nos adaptando ao retorno presencial e encontramos um nível técnico compatível ao enfrentado no modo virtual", falou ele ao destacar o calendário escolar. Schedler contou que, no feminino, a dupla do educandário fez dobradinha no pódio, sendo campeã a Isabela, e como vice-campeã, a Mariana. Já no masculino, Bernardo conquistou uma vaga mesmo tendo que se recuperar de uma derrota dura na fase de grupos.

    Mundial

    O Colégio Mauá também está comemorando a participação histórica do aluno Alexandre Kraether Genehr, 14 anos, no Campeonato Mundial de Xadrez, realizado em Constança, na Romênia, na última semana. Alexandre, que foi o representante do país, após ser campeão brasileiro da sua categoria, competiu com mais 139 estudantes. Ele iniciou a competição na 111ª posição e terminou na 86ª, conquistando 100 pontos no ranking internacional (FIDE). “Foram dias incríveis, que jamais vou esquecer. Aproveitei cada momento e dei o meu melhor. Volto com muita vontade de evoluir e praticar ainda mais”, comemorou o estudante. Já a aluna Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de 8 anos, está disputando o Mundial na Geórgia.

    Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, todas as conquistas são consequência da dedicação e disposição dos alunos, que conciliam os estudos e a prática do xadrez. “Estamos felizes com o desempenho dos nossos alunos, que têm todo o apoio da escola e das famílias. Parabéns a todos pelos resultados históricos”, destacou.