Geral

Novo levantamento aponta médio risco de infestação do mosquito da dengue

Publicado em: 22 de agosto de 2024 às 14:02
LEVANTAMENTO CONCLUÍDO EM VERA CRUZ APONTOU RISCO MÉDIO | ARQUIVO ARAUTO
compartilhe essa matéria

LIRAa foi realizado pela equipe da Vigilância Sanitária de Vera Cruz entre os dias 12 e 21 de agosto, em 444 imóveis

A Vigilância Sanitária de Vera Cruz concluiu nesta quarta-feira (21), o novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), iniciado no dia 12 deste mês. Foram vistoriados 444 imóveis e desta vez, o índice ficou em médio risco de infestação, o equivalente a 3,2%. Segundo a Vigilância, o recomendado é que esteja abaixo de 1%. O Aedes aegypti é o mosquito causador da dengue e neste ano, Vera Cruz já teve 696 casos confirmados.

Houve redução do índice de infestação em relação ao último levantamento, o que é avaliado de forma positiva pela Vigilância, e que pode ser reflexo a vários fatores, principalmente o clima frio, as ações diárias da Vigilância Sanitária e a ação da população, que está mais consciente com relação aos cuidados.

Na Capital das Gincanas, os bairros com maior infestação são Arco-Íris, Leopoldina, Boa Vista e Centro. Os principais criadouros são pequenos depósitos móveis, como vasos e pratos de plantas, baldes, pote de água do cachorro, seguido por lixo/entulho, como lonas, garrafas, latas, e os pneus, muitas vezes armazenados em lugar descoberto, acumulando água.

Para a equipe da Vigilância, é importante destacar que os cuidados devem ser constantes, não importando a época do ano. Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que toda a população esteja empenhada no processo.

São cuidados importantes: verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas, escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais, manter as calhas sempre limpas, evitar acúmulo de lixo nos quintais, assim como pneus.

Leia também