LIRAa foi realizado pela equipe da Vigilância Sanitária de Vera Cruz entre os dias 12 e 21 de agosto, em 444 imóveis
A Vigilância Sanitária de Vera Cruz concluiu nesta quarta-feira (21), o novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), iniciado no dia 12 deste mês. Foram vistoriados 444 imóveis e desta vez, o índice ficou em médio risco de infestação, o equivalente a 3,2%. Segundo a Vigilância, o recomendado é que esteja abaixo de 1%. O Aedes aegypti é o mosquito causador da dengue e neste ano, Vera Cruz já teve 696 casos confirmados.
Houve redução do índice de infestação em relação ao último levantamento, o que é avaliado de forma positiva pela Vigilância, e que pode ser reflexo a vários fatores, principalmente o clima frio, as ações diárias da Vigilância Sanitária e a ação da população, que está mais consciente com relação aos cuidados.
Na Capital das Gincanas, os bairros com maior infestação são Arco-Íris, Leopoldina, Boa Vista e Centro. Os principais criadouros são pequenos depósitos móveis, como vasos e pratos de plantas, baldes, pote de água do cachorro, seguido por lixo/entulho, como lonas, garrafas, latas, e os pneus, muitas vezes armazenados em lugar descoberto, acumulando água.
Para a equipe da Vigilância, é importante destacar que os cuidados devem ser constantes, não importando a época do ano. Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que toda a população esteja empenhada no processo.
São cuidados importantes: verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas, escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais, manter as calhas sempre limpas, evitar acúmulo de lixo nos quintais, assim como pneus.
Notícias relacionadas

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira