Polícia

Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro

Publicado em: 22 de junho de 2022 às 10:21 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 21:00
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Operação investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos

    A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (22) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC).

    A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do ministério. O caso envolve suspeitas de corrupção. Prefeitos denunciaram pedidos de propina – em dinheiro e em ouro – em troca da liberação de recursos para os municípios.

    A operação chamada “Acesso Pago” investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC. Com base em documentos, depoimentos e Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária da Controladoria-Geral da União, reunidos em inquérito policial, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas.