Através das memórias do professor Bernardo Kaufmann, estudantes resgatam como era Linha Henrique D’Ávila
A direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész, de Linha Henrique D’Ávila, ao lado da comunidade escolar comemora a classificação da aluna do 7º ano, Angélica Eduarda Lenz, para a etapa regional da Olimpíada da Língua Portuguesa 2016. A estudante de 12 anos se destacou com o texto “A vida e suas coincidências” (acesse na íntegra no site do Jornal Arauto), que concorreu através do gênero Memórias Literárias.
A redação elaborada pela jovem retrata e revive os bons tempos e também os desafios da época em que o professor Bernardo Kaufmann, que lecionou por quase 30 anos no educandário, dava aulas. Desde a sua chegada à localidade ele contou com o apoio da companheira Adélia.
Conforme a professora Cíntia Back, que coordenou as produções dos estudantes, levar Kaufmann para um bate-papo fez com que os alunos conhecessem o local onde vivem, além de saber mais sobre a escola, antigamente denominada de Escola Normal Rural de Linha Henrique D´Ávila e assim, tivessem um motivo a mais para escrever e relembrar a história, bem como a cultura local.
A CLASSIFICAÇÃO
Após passar pelas etapas: escolar, municipal e estadual, a jovem embarcará em novembro para Fortaleza, no Ceará, ao lado da professora Cíntia, onde passará por oficinas e poderá ainda seguir para etapa final. Professora e aluna partem para Fortaleza no dia 16 de novembro e retornam no dia 19 do mesmo mês.
Para a prefeita Rosane Petry, é um orgulho ter uma aluna da rede municipal com produção selecionada em nível nacional. “Mostra a qualidade do ensino nas nossas escolas, inclusive nas escolas da zona rural”, comenta. A secretária Municipal de Educação, Cristina Rabuske destaca o quão importante é trabalhar com as memórias. “Estamos orgulhosos pelo trabalho que vêm sendo feito nas escolas e não podemos deixar passar fatos que fazem parte da nossa história e da nossa cultura, e uma das formas de resgatá-las é proporcionar momentos como esse”, sublinha.
Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos

Prefeitura e Brigada Militar intensificam fiscalização contra transporte irregular em Vera Cruz
Operações visam coibir atividades clandestinas, reforçar a segurança dos passageiros e garantir cumprimento da legislação municipal

Rádio Revista – Cláudia Barbian
Quadradinho do Bem: campanha solidária produz cobertores em Santa Cruz.