Encontro realizado na manhã desta quarta-feira, em Santa Cruz, também confirmou a instalação de uma unidade adjunta da Defesa Civil estadual
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, confirmou pessoalmente nesta quarta-feira (21) ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a ampliação do prazo para inclusão de projetos estruturantes do Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo ao Plano Rio Grande. Souza, que preside o Comitê Gestor do plano, esteve reunido com prefeitos, lideranças e membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio também confirmou a entrada do Cisvale como órgão regional no Plano Rio Grande, para concentrar, por meio dos 17 municípios consorciados, a elaboração de propostas de resiliência, adaptação e reconstrução pós-eventos climáticos extremos, como os ocorridos no último mês de maio. Na manhã desta quinta-feira, 22, já ocorre a primeira reunião on-line entre consórcio, municípios e os técnicos do Piratini.
O Comitê Gestor do Plano Rio Grande realizou nesta quarta-feira a 16ª reunião temática do grupo em Santa Cruz do Sul. Durante o encontro, conduzido pelo vice-governador do Estado, a presidente do Cisvale, Sandra Backes, apresentou o Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo, elencando as entidades e instituições que integram o grupo. “Nós, por meio do Cisvale, criamos um comitê Pró-Clima, contemplados por nossos municípios, entidades que foram trazidas para integrar esta ação. Realizamos encontros semanais, para a divisão das tarefas, pois temos um interesse muito grande em fazer parte deste plano”, destaca a presidente.
Ainda durante a sua manifestação, Sandra encaminhou, de maneira formal, o pedido para adesão ao projeto, acompanhado da solicitação de ampliação no prazo de inclusão de propostas no Plano Rio Grade, ação que agrega projetos para resiliência, atendimento pré e pós-evento climático severo, programado para os próximos 25 anos. “Estamos aqui formalizando o pedido, via documento assinado pelas entidades Cisvale, Amvarp, Corede Vale do Rio Pardo, Unisc e Comitê Pardo. Queremos também pedir a prorrogação do prazo do dia 25, próxima sexta-feira, para que toda a região possa apresentar ao estado os nossos planos”, frisa a presidente.
O vice-governador, que já havia dito que o prazo para inclusão de projetos havia sido dilatado, reconheceu a importância da ação regional e confirmou a prorrogação. “O Cisvale pode apresentar projetos regionais, pois é um consórcio robusto e atuante. É muito importante que o consórcio esteja envolvido neste processo. Ouvindo esta solicitação, iremos sim prorrogar a entrega de projetos”, confirma.
Souza convocou também uma reunião on-line com os membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale, representantes dos 17 municípios consorciados e a área técnica do Comitê Gestor do Plano Rio Grande. “Faremos já este primeiro encontro, na manhã desta quinta-feira, para que os nossos técnicos possam explicar como o processo todo pode ser feito. É muito importante que todos os municípios incluam planos e ideias para colaborar com a construção do Plano Rio Grande”, pontua o vice-governador do Estado.
O Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo já criou a estrutura para elaboração de projetos para a região. Por meio dos quatro eixos-temáticos, nas áreas de resiliência e gestão climática, gestão de recursos hídricos, infraestrutura e urbanização sustentáveis e recuperação de solos. Ao todo, foram elencadas 19 metas que já estão sendo trabalhadas pelos grupos temáticos do comitê. “Está é uma pauta muito importante e a ciência, por meio da universidade, está junto com o governo do Estado. Este tema não é de um só agente, mas de toda a sociedade”, declara o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn.
Região terá unidade estadual da Defesa Civil
Entre os questionamentos encaminhados pela presidente Sandra Backes durante a reunião de trabalho com o vice-governador Gabriel Souza está a inclusão definitiva do Vale do Rio Pardo nas ações práticas do Plano Rio Grande. “Queremos ter a certeza de que nossos municípios estão contemplados com estas ações e este atendimento do plano que é grandioso”, reforça Sandra.
O vice-governador confirmou a instalação de uma base de atuação da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari e uma Adjuntoria – uma espécie de sede auxiliar, com equipamentos e militares do órgão estadual na região. “Podemos até pensar na instalação de uma estação climática, em uma eventual parceria envolvendo a Unisc também. As ações do Plano Rio Grande são formatadas para serem melhoradas por meio da participação dos municípios também”, reforça Souza.
Notícias relacionadas
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado