Geral

Estado atende Cisvale e amplia prazo para adesão do Pró-Clima

Publicado em: 21 de agosto de 2024 às 15:27
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • CISVALE VAI ADERIR AO PRÓ-CLIMA | Tai Rehbein/Nascimento MKT
    compartilhe essa matéria

    Encontro realizado na manhã desta quarta-feira, em Santa Cruz, também confirmou a instalação de uma unidade adjunta da Defesa Civil estadual

    O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, confirmou pessoalmente nesta quarta-feira (21) ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a ampliação do prazo para inclusão de projetos estruturantes do Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo ao Plano Rio Grande. Souza, que preside o Comitê Gestor do plano, esteve reunido com prefeitos, lideranças e membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio também confirmou a entrada do Cisvale como órgão regional no Plano Rio Grande, para concentrar, por meio dos 17 municípios consorciados, a elaboração de propostas de resiliência, adaptação e reconstrução pós-eventos climáticos extremos, como os ocorridos no último mês de maio. Na manhã desta quinta-feira, 22, já ocorre a primeira reunião on-line entre consórcio, municípios e os técnicos do Piratini.

    O Comitê Gestor do Plano Rio Grande realizou nesta quarta-feira a 16ª reunião temática do grupo em Santa Cruz do Sul. Durante o encontro, conduzido pelo vice-governador do Estado, a presidente do Cisvale, Sandra Backes, apresentou o Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo, elencando as entidades e instituições que integram o grupo. “Nós, por meio do Cisvale, criamos um comitê Pró-Clima, contemplados por nossos municípios, entidades que foram trazidas para integrar esta ação. Realizamos encontros semanais, para a divisão das tarefas, pois temos um interesse muito grande em fazer parte deste plano”, destaca a presidente.

    Ainda durante a sua manifestação, Sandra encaminhou, de maneira formal, o pedido para adesão ao projeto, acompanhado da solicitação de ampliação no prazo de inclusão de propostas no Plano Rio Grade, ação que agrega projetos para resiliência, atendimento pré e pós-evento climático severo, programado para os próximos 25 anos. “Estamos aqui formalizando o pedido, via documento assinado pelas entidades Cisvale, Amvarp, Corede Vale do Rio Pardo, Unisc e Comitê Pardo. Queremos também pedir a prorrogação do prazo do dia 25, próxima sexta-feira, para que toda a região possa apresentar ao estado os nossos planos”, frisa a presidente.

    O vice-governador, que já havia dito que o prazo para inclusão de projetos havia sido dilatado, reconheceu a importância da ação regional e confirmou a prorrogação. “O Cisvale pode apresentar projetos regionais, pois é um consórcio robusto e atuante. É muito importante que o consórcio esteja envolvido neste processo. Ouvindo esta solicitação, iremos sim prorrogar a entrega de projetos”, confirma.

    Souza convocou também uma reunião on-line com os membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale, representantes dos 17 municípios consorciados e a área técnica do Comitê Gestor do Plano Rio Grande. “Faremos já este primeiro encontro, na manhã desta quinta-feira, para que os nossos técnicos possam explicar como o processo todo pode ser feito. É muito importante que todos os municípios incluam planos e ideias para colaborar com a construção do Plano Rio Grande”, pontua o vice-governador do Estado.

    O Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo já criou a estrutura para elaboração de projetos para a região. Por meio dos quatro eixos-temáticos, nas áreas de resiliência e gestão climática, gestão de recursos hídricos, infraestrutura e urbanização sustentáveis e recuperação de solos. Ao todo, foram elencadas 19 metas que já estão sendo trabalhadas pelos grupos temáticos do comitê.Está é uma pauta muito importante e a ciência, por meio da universidade, está junto com o governo do Estado. Este tema não é de um só agente, mas de toda a sociedade”, declara o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn.

    Região terá unidade estadual da Defesa Civil

    Entre os questionamentos encaminhados pela presidente Sandra Backes durante a reunião de trabalho com o vice-governador Gabriel Souza está a inclusão definitiva do Vale do Rio Pardo nas ações práticas do Plano Rio Grande. “Queremos ter a certeza de que nossos municípios estão contemplados com estas ações e este atendimento do plano que é grandioso”, reforça Sandra.

    O vice-governador confirmou a instalação de uma base de atuação da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari e uma Adjuntoria – uma espécie de sede auxiliar, com equipamentos e militares do órgão estadual na região. “Podemos até pensar na instalação de uma estação climática, em uma eventual parceria envolvendo a Unisc também. As ações do Plano Rio Grande são formatadas para serem melhoradas por meio da participação dos municípios também”, reforça Souza.

    Leia também