Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão
Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), o processo de escolha de seu sucessor já se desenha no Vaticano. Em até 20 dias será iniciado o Conclave, reunião solene e secreta dos cardeais com menos de 80 anos, responsável por eleger o novo líder da Igreja Católica. O Brasil terá sete representantes entre possíveis os eleitores — dois deles com fortes vínculos com o Rio Grande do Sul.
Gaúcho de Cerro Largo, Dom Odilo Scherer, de 75 anos, é arcebispo de São Paulo e um dos nomes mais influentes da Igreja na América Latina. Ele já participou do Conclave de 2013 e volta a ser citado nos bastidores como possível candidato ao papado, ainda que evite qualquer especulação. Sua experiência, proximidade com o Vaticano e atuação firme em temas sociais fazem dele uma presença de destaque neste momento decisivo.
Outro representante com raízes no Sul é Dom Jaime Spengler, atual arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. Aos 64 anos, ele assume um papel cada vez mais central dentro da Igreja brasileira, sendo conhecido por sua postura conciliadora e capacidade de diálogo com a sociedade. A presença de Spengler no Conclave reforça o protagonismo do Rio Grande do Sul na cena eclesiástica internacional.
Leia também
Além de Scherer e Spengler, também participarão do Conclave os cardeais Sérgio da Rocha (Salvador), Orani Tempesta (Rio), Paulo Cezar Costa (Brasília), João Braz de Aviz (Brasília, emérito) e Leonardo Steiner (Manaus). O único brasileiro fora da eleição será Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, que tem 87 anos. Ele poderá acompanhar os debates prévios, mas sem direito a voto.
Notícias relacionadas

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Ele clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica

Reconstrução: obras avançam nos bairros e interior de Santa Cruz após as enchentes
Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes

Santa Cruz terá missa em homenagem ao papa Francisco
Celebração será nesta segunda-feira, na Catedral São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli