Geral

Corede Vale do Rio Pardo comemora 25 anos de instalação

Publicado em: 20 de dezembro de 2016 às 09:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:18
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Guilherme Bica
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorreu no Restaurante Centenário, em Santa Cruz do Sul e contou com a participação de autoridades regionais e ex-presidentes

    Para comemorar os 25 anos de atuação na região, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo realizou nesta terça-feira (20), uma homenagem aos ex presidentes, bem como a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, instituição parceria desde a sua fundação. O evento ocorreu no Restaurante Centenário, em Santa Cruz do Sul e contou com a participação de autoridades regionais e ex-presidentes. O fundador do conselho, o ex-governador Alceu Collares, participaria da atividade, mas não conseguiu comparecer por problemas de saúde.

    História

    A instalação do Corede/VRP se deu em 1991, no Clube Literário e Recreativo, no município de Rio Pardo e contou com a presença do Governador do Estado Alceu de Deus Collares (PDT – 1991 a 1994). O Corede/VRP foi o décimo quinto a ser criado no Rio Grande do Sul. 

    Os Conselhos Regionais foram criados para serem o grande instrumento de retomada do desenvolvimento, atuando como foros de debates e deliberações, de fiscalização de atos do governo, acompanhamento da atividade parlamentar da análise e aprovação de projetos de interesse do desenvolvimento gaúcho. Dessa forma, criando um nível maior de exigência para governantes e políticos como contrapartida natural com maior participação da sociedade. 

    Atualidade

    Todos os anos, na região, o Corede Vale do Rio Pardo organiza o processo da Consulta Popular, que é uma política de estado; a coordenação do Planejamento Estratégico Regional, com três publicações, sendo esse ano elaborada e atualizada a quarta publicação; participação em diversos conselhos e instâncias regionais; viabilização da implantação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo; captação de recursos através do Ministério da Integração Nacional para os municípios da Metade Sul, para o desenvolvimento de projetos, como o Vitamina, para Telecentros, bem como, intercâmbio com a União Europeia. Em 2015 organizou, juntamente com outras entidades, a Missão a Israel, com objetivo de buscar conhecimentos e novas tecnologias para a área da agricultura. Atualmente são 28 Coredes no estado do Rio Grande do Sul, sendo o Fórum dos Coredes presidido por Paulo Roberto Oliveira Fernandes, que também confirmou presença no evento.