Geral e Cobertura Especial

Cães pastores chamam atenção dos visitantes na 22ª Expoagro

Publicado em: 20 de março de 2024 às 11:31 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:28
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Animais auxiliam trabalho em propriedades rurais e nas demandas com bovinos e ovinos

    Um dos destaques do espaço dos animais na 22ª Expoagro Afubra, que ocorre em Rincão Del Rey, Rio Pardo, são os cães pastores. Os animais auxiliam em propriedades rurais, especialmente nas demandas com bovinos e ovinos.

    Durante o evento, os visitantes que estiverem no Parque de Exposições poderão conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido e conferir, ainda, demonstrações.

    Um dos responsáveis pelos cães pastores é Daniel Ramos, da Fazenda Três Pontes. Ele explica que os animais chamam a atenção de crianças, adultos e idosos, que acabam ficando curiosos e encantados pelos cães. "Eles são cães para o trabalho, que se adaptam a qualquer tipo de ambiente e adoram pessoas. São cães que podemos utilizar no trabalho na propriedade rural."

    Confira ainda: Regulamentação de cigarros eletrônicos volta a ser pauta de representantes do setor tabagista

    Segundo Ramos, os animais gostam do trabalho e realizam suas atividades com satisfação. "A alegria deles é trabalhar. Eles trabalham muito bem com ovinos, com bovinos", detalha.

    O investimento em um cão pastor, conforme o responsável, pode variar de R$ 10 a R$ 20 mil. No entanto, segundo Ramos, o valor é recompensado, uma vez que os gastos são mínimos e o animal realiza com destreza todas as demandas. "Quem tem propriedade, um cachorro desses movimenta de 200 a 300 ovelhas. Os bovinos, que são maiores, em torno de cem animais. Então um cachorro faz o trabalho sozinho e cumpre sua função, facilita teu trabalho, é uma mão de obra considerada barata, que agrega a propriedade", reforça.