Cultura e Entretenimento

Rede Sinodal expressa arte na Intesi, em Vera Cruz

Publicado em: 19 de outubro de 2023 às 15:38 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:06
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Mais de 180 estudantes vindos de municípios da região participaram do evento repleto de apresentações teatrais

    Dentro das comemorações pelos 125 anos do Instituto Sinodal Imigrante, uma programação voltada à arte e à cultura foi realizada nesta quarta-feira, quando 184 estudantes e 11 professores de 10 escolas da Rede Sinodal da região estiveram presentes na programação da 28ª Intesi – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação. Ao longo do dia, cada educandário apresentou uma peça de teatro para os demais estudantes, e após cada espetáculo, o espaço era aberto para debate, com perguntas feitas pelos próprios alunos, a serem respondidas pelos artistas que deixavam o palco. As performances ocorreram no salão superior da Comunidade Evangélica centro e envolveram, além do IMI, o Colégio Gaspar Silveira Martins, o Colégio Barão do Rio Branco, o Colégio Teutônia, o Colégio Martin Luther,o Colégio Evangélico Alberto Torres, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o Colégio Sinodal Conventos, o Colégio Mauá e o Colégio Gaspar Silveira Martins.

    Para a diretora do IMI, Danieli Eichwald, que tem o teatro em seu DNA, o evento cumpriu o objetivo de congregar os alunos da Rede Sinodal de Educação, além de dar visibilidade e qualificar o trabalho na área do teatro desenvolvido nas escolas. Também, fortalece a identidade evangélico-luterana – que se caracteriza pela valorização da arte, desenvolvendo a criatividade dos alunos, sua capacidade argumentativa e sua originalidade por meio do teatro.

    E foi o IMI, anfitrião do evento, que abriu as apresentações desta quarta-feira, com a peça A fantástica fábrica de chocolate. A história narra o desafio criado por Willy Wonka,o excêntrico dono da fábrica de doces, que espalha um convite dourado em cinco barras de chocolate. As crianças que o encontraram puderam visitar sua fábrica e ao final, uma sairia vencedora com um prêmio especial. No público, não faltaram perguntas após a bela apresentação dos estudantes. Alguns estavam curiosos sobre a confecção do elogiado cenário, outros sobre o figurino, a escolha da peça e dos personagens. O que não faltou foi a troca de elogios a cada performance.

    A estudante Antônia Junqueira, do 8º ano do IMI, viveu Willy Wonka no palco. Ela participa das aulas de teatro há três anos e pela segunda vez se apresenta na Intesi. Para ela, o teatro só traz benefícios. “É uma forma de me expressar, fez com que eu perdesse minha timidez”, resumiu ela. Que completou sobre a energia contagiante que é estar no palco, perante dezenas de pessoas, e a possibilidade de se soltar junto aos personagens, vivendo a fantasia. Ela argumenta que na preparação para a Intesi, o que mais gostou foi da intensificação dos ensaios na reta final, integrando o grupo.

    Leia também: Noite do Servidor Público vai homenagear o funcionalismo em Vera Cruz