Serão três dias de shows, com oito atrações e apresentações ao ar livre
Depois do grande sucesso da primeira edição, realizada no final de setembro de 2023, o Santa Cruz Jazz and Blues chega a sua segunda edição, trazendo a cidade de Santa Cruz do Sul, em três dias de festival, o melhor da produção do jazz e do blues, nacional e internacional. O evento ocorre de 30 de agosto a 1º de setembro.
Serão três dias de shows, com oito atrações e apresentações ao ar livre, junto a Praça da Cultura, em uma estrutura montada especialmente para o evento, que contempla ainda serviços de bebidas e alimentação. A cidade será invadida pelo som do jazz e do blues, além de uma Oficina de Choro, com o professor Mathias Pinto, responsável pela Oficina realizada no Instituto Ling, em Porto Alegre, em atividade há mais de vinte anos.
Programação:
- 30 de agosto – A programação de shows abre com o quarteto do acordeonista santa-cruzense William Bender. O primeiro dia de shows, segue com Kula Jazz, um dos principais grupos da nova cena do jazz porto-alegrense.Fechando a primeira noite, a primeira presença internacional, o guitarrista israelense Yual Ben Lior, que traz o jazz manouche/cigano ao festival.
- 31 de agosto – A segunda noite será repleta de muito blues, rhythm’nblues, soul e o som de New Orleans. Abre com o show As Vozes Supremas do Blues, que reúne a cantora Camila Toledo e o trio do pianista e tecladista Luciano Leães. Em seguida, é a vez de Luciano Leães, com seu quarteto que conta com o guitarrista Solon Fishbone na formação, mostrar porque é um dos músicos não americanos mais cultuados em New Orleans. A noite encerra com a cantora americana J. J. Thames, que traz uma mistura super potente de blues, soul e rhythm’nblues.
- 1º de setembro – O terceiro dia abre com a segunda atração local do festival, o guitarrista Rafa Sehn, que traz seu power trio para mostrar o blues rock no festival. Segue com o guitarrista Paulinho Fagundes e seu trio. Oriundo da tradicional família Fagundes, irmão de Neto e Ernesto Fagundes, Paulinho participou do nativismo, mas trilhou o caminho do jazz e da música instrumental brasileira. Encerrando esta segunda edição, o cantor e compositor Nei Lisboa traz um show especialmente montado para o Santa Cruz Jazz and Blues, onde interpreta clássicos do blues, além de alguns blues compostos por ele e que estão em seus álbuns.
O espaço do festival abrirá sempre uma hora antes do início do primeiro show, com DJs convidados no palco paralelo dando o ritmo da noite.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura/Governo Federal, Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Branco Produções e Samba Estúdio Design, com apoio do Charrua Hotel e Sim Traduções, o festival tem o patrocínio de Rio Grande Seguros e Previdência, Icatu Seguros e Hbier Cervejaria.
Notícias relacionadas
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários