Geral

Santa-cruzense Henrique Goecks faz sucesso nas redes com perfil de desafios

Publicado em: 19 de abril de 2024 às 07:37 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 20:33
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Criador de conteúdo vai lançar uma agência voltada a treinar mais pessoas para trabalhar com produção de conteúdo para as redes sociais

    Um jovem santa-cruzense faz sucesso nas redes sociais e busca o reconhecimento nacional. Atuando na internet há cerca de 8 anos, Henrique Joel Goecks soma milhares de seguidores no Instagram, YouTube e Tik Tok. Inovando nos negócios on-line, ele também está em vias de lançar uma agência voltada exclusivamente para criadores de conteúdo.

    Há 8 meses Henrique lançou o perfil de desafios Canal Papo Profissional, e antes disso, já trabalhava também com a página Empregos Santa Cruz do Sul, onde ainda atua, consolidada com 5 anos de existência divulgando vagas de emprego no município. Formado em Comércio Exterior, pós-graduado em Marketing e em Negócios Inovadores, ele trabalhava na CLT e integrou o time de diversas empresas da região, e há três anos saiu da carteira assinada para trabalhar exclusivamente com as redes sociais de forma autônoma. 

    LEIA TAMBÉM: Na luta por emprego, ele se tornou aliado

    Hoje eu trabalho com essa criação de conteúdo, eu achei um negócio que eu conseguisse escalar de uma forma com conteúdos virais, que foram os desafios”, explica. Com um microfone na mão, ele circula por diversas cidades do país fazendo uma série de perguntas ao público, que se respondidas de forma correta podem render prêmios em dinheiro. As questões vão desde acertar logos famosos, a dúvidas de matemática e português, e são gravados geralmente em pontos com grande circulação de público, como praias, ruas agitadas e pontos turísticos. O formato descontraído fez sucesso e alavancou o perfil.

    Um dos propósitos dele com seu trabalho é ser reconhecido em nível nacional através dos conteúdos. “Estou conquistando isso e meu objetivo é viajar pelo Brasil todo para criação de conteúdo”, conta. A meta do santa-cruzense é a cada dois meses viajar para um estado diferente para a gravação dos vídeos em novos locais, e ir se estabelecendo junto a novas audiências. Além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ele pretende ir ao Paraná e São Paulo para realizar a gravação desses trabalhos. 

    A produção dos vídeos começa no planejamento, antes de sair de casa. Henrique salienta que faz anotações das perguntas que vai utilizar na gravação, acompanhadas das respostas, assim quem participa pode receber a resposta correta no final. Cada saída para gravação gera conteúdo para cerca de sete vídeos, o equivalente a uma semana de conteúdo. O mais difícil, segundo o produtor de conteúdo, são as abordagens na rua, já que, em geral, as pessoas respondem mais não do que sim, e muitos não topam participar.

    A novidade é que Henrique agora pretende compartilhar com outras pessoas o que aprendeu em quase uma década trabalhando na internet. Ele está montando uma agência de criadores de conteúdo, com o objetivo de produzir vídeos para a web no mesmo formato, mas abordando assuntos e temas diferentes. “Vão surgir novos criadores na cidade, assessorados pela minha agência de criadores. É uma coisa nova que vai revolucionar bastante o mercado aqui da região”, projeta. Segundo ele, ainda não existe no Rio Grande do Sul outra empresa com o mesmo foco, somente agências de marketing de social media.

    Tenho bastante conhecimento nessa área, já trabalho com a internet há bastante tempo e vejo que muitas pessoas têm interesse em trabalhar com isso, porém não sabem por onde começar”, disse. Assim a ideia é expandir a produção de conteúdo sob seu comando, mas nem sempre aparecendo, auxiliando também por trás das câmeras. 

    Os escolhidos para serem representados pela agência vão receber a capacitação para a produção dos vídeos. Goecks relata que Santa Cruz possui um bom potencial para essa criação, ainda que cidades maiores tenham mais recursos como shoppings e grandes eventos, onde a circulação de pessoas é ainda maior.

    O morador de Vera Cruz é um dos pioneiros nesse tipo de conteúdo no nicho dos desafios e quer trazer mais pessoas para aumentar o sucesso dos vídeos. Os profissionais que farão parte da agência estão sendo selecionados através das redes sociais. “Muitas pessoas me chamaram, mas nem todos têm o perfil que eu estou procurando”, admite. Inicialmente, a agência deve trabalhar com três ou quatro criadores para a produção dos conteúdos, e promete entregar ainda mais entretenimento através das redes.

    O Canal Papo Profissional, de Henrique Goecks, soma 189 mil seguidores no Youtube, 277 mil no Instagram e 52 mil no Tik Tok. Você pode acompanhar o trabalho dele pelo @canalpapoprofissional.