O município possui um laboratório entomológico próprio para a identificação das amostras
O combate ao Aedes aegypti volta a ganhar reforço em Vera Cruz. As agentes comunitárias de saúde da área urbana irão orientar a população a eliminar criadouros do mosquito nas residências. A espécie é responsável por transmitir doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O assunto foi abordado durante encontro realizado na última quarta-feira (12), na Estratégia de Saúde da Família – ESF do Bairro Arco-Íris.
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, veterinário André de Mello Sant’Anna, as agentes vão incentivar os moradores a vistoriar o pátio e o domicílio em busca de locais ou objetos que possam acumular água e se tornar um criadouro de mosquitos. “Desta forma os diferentes setores e profissionais da secretaria de saúde trabalham em sintonia para combater o mosquito. Os agentes de combate a endemias também realizam visitas domiciliares onde não há agentes comunitárias de saúde e fazem coletas de amostras de larvas de mosquitos”, explica Sant’Anna.
O monitoramento é um trabalho constante e o município possui um laboratório entomológico próprio para a identificação das amostras. O último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelos agentes de combate a endemias, indicou que em Vera Cruz, atualmente, não existe o mosquito. “Porém é muito importante que a população continue eliminando os focos de água parada para que esta espécie não se instale em Vera Cruz, tornando o município infestado”, alerta o veterinário.
A Secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl, lembra que cidades próximas, como Santa Cruz do Sul, já é considerada infestada pelo Aedes aegypti. “Isso serve de alerta para Vera Cruz. Precisamos manter nosso município livre do mosquito. E esse é um trabalho de todos. Os agentes orientam e monitoram, mas a população pode e deve contribuir de forma consciente”, enaltece a titular da pasta. Para complementar o trabalho das agentes de saúde os agentes de endemias, que receberam capacitação recente em Porto Alegre, irão acompanhar visitas domiciliares nos próximos dias para orientar as vistorias.
Notícias relacionadas

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos

Prefeitura e Brigada Militar intensificam fiscalização contra transporte irregular em Vera Cruz
Operações visam coibir atividades clandestinas, reforçar a segurança dos passageiros e garantir cumprimento da legislação municipal

Rádio Revista – Cláudia Barbian
Quadradinho do Bem: campanha solidária produz cobertores em Santa Cruz.