Geral e Cobertura Especial

Vice-Governador destaca papel do tabaco na economia gaúcha na Expoagro Afubra

Publicado em: 19 de março de 2024 às 16:34 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:26
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Gabriel Souza esteve presente na abertura oficial da maior feira voltada à agricultura familiar

    A 22ª edição da Expoagro Afubra teve sua abertura oficial realizada nesta terça-feira (19) em Rincão Del Rey, Rio Pardo, contando com a presença do vice-governador do estado, Gabriel Souza, que destacou a importância do setor do tabaco para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

    Leia também: Deputado pede regulamentação do cigarro eletrônico durante a Expoagro

    Durante seu discurso, o representante do Executivo Estadual enfatizou que o Rio Grande do Sul é responsável por metade da produção nacional de tabaco, que também é a terceira cultura mais exportada do estado. “Nós somos um estado exportador, e temos no tabaco a terceira cultura que mais é comprada pelos outros países, produzida no nosso Rio Grande”, declarou Souza. Ele também ressaltou a geração de empregos e renda proporcionada pela indústria tabagista, que beneficia aproximadamente 70 mil produtores e suas famílias.

    Além disso, o vice-governador abordou o futuro do agronegócio, especialmente no contexto da agricultura familiar gaúcha, destacando a importância da tecnologia e da inovação.“A produção de alimentos e culturas que geram rendas para essas famílias, depende muitas vezes de tecnologia e da inovação no agro. Nós somos o estado mais inovador do Brasil”, afirmou.  

    Gabriel Souza salientou também a questão da irrigação, mencionando os avanços na discussão sobre uma nova legislação estadual para captação e armazenamento de água em pequenas propriedades. Ele defendeu a ideia de permitir o armazenamento de água nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a produção de alimentos, sem comprometer as compensações ambientais exigidas. “Nós defendemos que há espaço para a proteção ambiental com a produção de alimentos”, contou.

    A programação da feira agropecuária, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS, vai até esta sexta-feira (22), com debates, palestras, explanações, demonstrações e dinâmicas envolvendo especialistas e lideranças ligadas a diversos setores do agro. São mais de 500 expositores em 35 hectares de parque, onde o visitante encontra as mais diversas sugestões de inovações e tecnologias para atividades rurais.