Do total, 50 empreendimentos são liderados por jovens, 115 por mulheres e 40 participam da feira pela primeira vez
Sinônimo de sucesso e bons negócios na Expoagro Afubra, o Pavilhão da Agricultura Familiar foi aberto na manhã desta terça-feira (19), logo após a abertura oficial da feira. O momento simbólico, com o desenlace da fita, contou com a participação do presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, o vice-governador do Estado Gabriel Souza, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, o deputado federal, Heitor Schuch, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, o diretor técnico da Emater/RS – Ascar, Claudinei Moisés Baldissera e o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti.
Logo após, o grupo seguiu para a visitação oficial em meio aos estandes. O primeiro deles foi o do produtor Paulo Melos da Silva, o Paulinho. De Caxias do Sul, ele contabiliza doze anos de evento comercializando salames e copas. “No ano passado eu vendi toda a mercadoria”, conta ele, com a expectativa de comercializar de 15% a 20% a mais em relação a 2023.
Já entre os visitantes, Marta Regina Rocha de Matos veio de Pelotas para conferir as novidades. Professora e pecuarista, ela destaca a organização do pavilhão, além da variedade de produtos. “É o terceiro ou quarto ano que venho. Sempre levo algo para casa, especialmente caldo de cana que sou apaixonada”.
Espaço de trabalho e criatividade
“Por trás de cada agroindústria há um sonho”. A fala do vice-presidente da Fetag, Eugênio Zanetti, define o Pavilhão da Agricultura Familiar. Em 2024 são 216 expositores vindos de 110 municípios do Rio Grande do Sul. Do total, 50 empreendimentos são liderados por jovens, 115 por mulheres e 40 participam da Expoagro Afubra pela primeira vez.
Entre os participantes, Zanetti destaca o empenho e a criatividade no desenvolvimento dos produtos, desde a produção até a apresentação final. “Nas feiras, temos notado que o espaço da agricultura familiar tornou-se um dos principais atrativos. Nem todos saem com um trator, mas é difícil que alguém deixe de levar uma sacolinha com produtos das agroindústrias”.
Para este ano, Zanetti espera que a comercialização alcance, pelo menos, o resultado de 2023, quando os produtores somaram R$ 1.490 milhão em vendas. Na Expoagro Afubra 2024, o Pavilhão da Agricultura Familiar pode ser visitado até a próxima sexta-feira, 22, das 8h às 18h.
Leia também: Na abertura da Expoagro, representantes do governo federal garantem apoio aos produtores
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina