Presidente da Conab, Edegar Pretto, e o Secretário Nacional de Abastecimento e Cooperativismo, Milton Fornaziere, discursaram na abertura
Na manhã desta terça-feira (19), a 22ª edição da Expoagro Afubra teve sua solenidade de abertura em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A cerimônia reuniu autoridades regionais, estaduais e nacionais, bem como líderes de diversos segmentos do setor rural. O vice-governador Gabriel Souza representou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Um dos destaques da cerimônia foi a participação de representantes do governo federal, que salientaram seu apoio aos produtores rurais. Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), enfatizou a importância dos agricultores para o país, afirmando que eles têm um papel crucial na economia nacional. "Nessa região da agricultura familiar, da agricultura empresarial, do campo agrícola gaúcho brasileiro, todos vocês têm uma importância extraordinária para o nosso país, e todos vocês têm uma importância grande para o governo federal. Em 2023 nós tivemos um plano safra recorde, com R$ 441 bilhões investidos na agricultura do nosso país. Estamos agora mobilizando o governo para que este plano seja mais potente ainda, que não falte crédito, que possamos ofertar com juros menores, fazer com que a agricultura continue impulsionando a economia do nosso país", declarou Pretto.
Leia mais: Deputado pede regulamentação do cigarro eletrônico durante a Expoagro
Já o Secretário Nacional de Abastecimento e Cooperativismo, Milton Fornaziere, enfatizou a importância da agricultura familiar no combate à fome no país. Ele convocou os produtores a se unirem ao governo na missão de aumentar a produção de alimentos e erradicar a fome no Brasil. "O governo federal está cada vez mais próximo da agricultura familiar. Nós temos uma tarefa árdua de convocar a todos vocês para superar a fome que ainda impera no Brasil. Conseguimos, no último ano, superar mais de 13 milhões de pessoas que passavam fome, chegar a ter comida na mesa três vezes ao dia. Porém ainda existem mais de 20 milhões de pessoas que não têm comida suficiente. E com certeza quem tem fome tem pressa, e nós agricultores familiares temos que superar esse desafio. Ao olhar a feira a gente vê que não são somente máquinas, implementos, mas também os resultados, a presença das nossas agroindústrias familiares, a riqueza, a diversidade de produtos nesse sentido e a dedicação de cada um de vocês", disse o secretário.
Leia também: “Não é penalizando o produtor que se resolve o problema do tabagismo”, afirma representante da AL
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina