Movimento que visa o cuidado com o corredor ecológico foi apresentado na manhã desta sexta-feira
Com o objetivo de transformar Santa Cruz do Sul em uma cidade modelo sócio-ambiental, a Administração Municipal apresentou, na manhã desta sexta-feira (19), o Movimento pelo Cinturão Verde, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, na Praça da Bandeira.
Leia também: Incêndio atinge restaurante e deixa homem ferido em Santa Cruz
O projeto irá concentrar esforços coletivos para planejar e executar estratégias para a preservação do corredor ecológico, com atividades que visam envolver todos os segmentos a sociedade. O movimento terá um conselho, que será coordenado pelo geólogo ambientalista José Alberto Wenzel e contará com uma equipe composta por representantes de diversos setores da prefeitura e entidades.
Segundo a prefeita Helena Hermany, a preservação do Cinturão Verde significa um compromisso com a vida. A chefe do executivo destacou que a Administração Municipal trabalha para que o município seja conhecido pela sua responsabilidade com o meio ambiente.
“Precisamos e podemos fazer com que Santa Cruz seja também um modelo ambiental. Queremos deixar um legado com ênfase para o cinturão verde. A minha geração não cuidou do meio ambiente como deveria, hoje nós vivemos os resultados desastrosos nos diversos recortes que nós estamos vivenciando. Isso é muito assustador. Quando o assunto é meio ambiente, não existe meio tempo. Ou preservamos, ou sofremos as consequências. E o essencial, nunca somos pequenos demais para fazer a nossa parte. O segredo é esse, cada um fazer a sua parte. Semeando boas atitudes, dando exemplos, nos encaixando nesse movimento que com certeza é o marco divisor para fazermos nascer um futuro melhor”, disse.
O geólogo Wenzel revelou que o movimento tem foco no cinturão verde, mas irá integrar todo o município. De acordo com o ambientalista, o projeto tem como base principal um questionamento importante. “O que se pretende para o Cinturão Verde nos próximos 30 anos: um álbum de fotos amareladas, uma gaveta com relatos de boas intenções, uma área totalmente urbanizada entremeada por praças e frações de relevos acidendatos ou um ecossistema vivo preservado?”, finalizou.
Notícias relacionadas

Programação para famílias atípicas marca o encerramento do 1º ConecTEA em Santa Cruz
Evento ocorre no próximo domingo, na Praça da Bandeira

Promotoria de Justiça de Santa Cruz doa móveis para abrigo da Prefeitura
Itens visam ofertar mais dignidade e conforto para a população atendida

Descumprimento de contratos leva Prefeitura a multar empresas em Santa Cruz
Medidas incluem advertência, sanções financeiras e proibição de licitar com o município por até três anos

Dom Itacir Brassiani preside missa de sufrágio nesta quinta-feira na Catedral
Celebração será realizada às 18h15min