Diante do cenário de crise gerado pela enchente que assola o Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul (Sesmob), por intermédio do Programa Guarda-Costas, lançou nesta semana um projeto destinado à capacitação de alunos, professores e colaboradores de escolas. O Guardiões da Defesa Civil vem para levar informações técnicas para dentro das instituições de ensino, a fim de que estejam aptas a agir de forma correta e segura em situações emergenciais como as atualmente vivenciadas.
A primeira atividade do projeto foi realizada na manhã da última quinta-feira (16), no Colégio Estadual Monte Alverne. Na ocasião, estudantes voluntários do Programa Trânsito Vida receberam instruções sobre ações preventivas em defesa civil e depois repassaram as informações aos alunos das séries iniciais. Como explica o gestor de projetos sociais da Sesmob, Rodrigo Costa, que coordenou a atividade, o diferencial está no protagonismo juvenil: “o foco está nos jovens da séries finais, que repassam informações aos alunos de séries iniciais, colocando-se na condição de educadores e criando, assim, uma corrente de informação que se reforça a cada geração”.
De acordo com Rodrigo, além de ensinar práticas básicas aos alunos, por meio de ciclo de palestras e distribuição de materiais didáticos, o Projeto Guardiões da Defesa Civil também objetiva instruir professores e colaboradores das escolas, para que tenham o preparo necessário para auxiliar crianças e adolescentes em possíveis momentos de instabilidades, como é o caso de desastres climáticos.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura anuncia o plano Supera Rio Pardo para auxílio a vítimas da enchente e infraestrutura

Foto: Divulgação
Notícias relacionadas

Modo de fazer cuca artesanal é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do RS
Município de Rolante foi responsável pela solicitação do registro

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz