Ofensiva deflagrada na semana passada expôs suposto esquema de desvios de recursos públicos
O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) exonerou nesta terça-feira (18) o seu assessor e chefe de gabinete, Lino Furtado, um dos alvos da Polícia Federal (PF) na Operação EmendaFest. A ofensiva da PF, deflagrada na semana passada, investiga desvio de valores de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.
A hipótese apurada é de que parte dos valores era destinada a funcionários do hospital, a lobistas e ao assessor parlamentar. Lino já estava afastado da função pública por ordem da Justiça Federal. Outro servidor público investigado e que foi afastado pela Justiça é o ex-diretor administrativo e financeiro da Metroplan, Cliver André Fiegenbaum.
Depois da ação, ele foi exonerado pelo governo. No ano passado, Cliver já havia sido alvo da PF em outra operação, que investiga esquema de corrupção na compra de telas interativas para escolas. O inquérito reuniu documentos que mostram que uma empresa de Cliver recebia valores para intermediar para o hospital o recebimento de emendas.
Notícias relacionadas

Homem encontra tornozeleira eletrônica rompida no portão de sua casa
Morador do Bairro Bom Jesus acionou a Brigada Militar, que identificou a quem pertencia o dispositivo

Empresário é sequestrado em Venâncio e termina esfaqueado e jogado no Rio Pardinho
Vítima passa por cirurgia e quadro de saúde é grave. Caso está sendo investigado pela Polícia Civil

MP investiga vereador de Vera Cruz por compra de votos e abuso de poder
Fatos teriam sido cometidos pelo parlamentar durante o período eleitoral. Promotoria requisitou abertura de inquérito à PF

Homem que ameaçou matar companheira e filhos é preso em Rio Pardo
Acusado não aceitava término do relacionamento e descumpriu medida protetiva ao ir procurar vítima na casa dela