Investigação apurou um suposto esquema de desvios de recursos públicos envolvendo emendas parlamentares
O Hospital Ana Nery informou na manhã deste sábado (15), por meio de nota, que rompeu o contrato com a empresa CAF Representação e Intermediação de Negócios, que intermediava emendas parlamentares junto a deputados. O fato é um desdobramento importante da chamada Operação EmendaFest, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã da última quinta-feira (13).
Conforme a nota da unidade de saúde, ao tomar conhecimento dos fatos apurados na ofensiva envolvendo a empresa CAF Representação e Intermediação de Negócios, como medida inicial, foi decidido pela “imediata rescisão do contrato firmado com esta empresa. Esta primeira medida foi tomada com o compromisso de zelar pela transparência, ética e responsabilidade na gestão da instituição”, salientou o hospital.
A investigação apurou um suposto esquema de desvios de recursos públicos envolvendo emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, de Santa Cruz. A ofensiva de quinta trouxe à tona suspeitas de corrupção ativa e passiva, além de possível uso irregular de verbas públicas mediado por contratos de captação de recursos.
Com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal, a PF atuou em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, outras cidades do Rio Grande do Sul e até em Brasília. Durante a ofensiva, mais de R$ 250 mil em espécie foram apreendidos nas residências de investigados.
As investigações apontam que uma empresa de captação, ligada a um lobista, teria recebido 6% dos valores das emendas destinadas ao hospital. Entre os repasses investigados estão três emendas do deputado federal Afonso Motta (PDT), que somam R$ 1,07 milhão e foram realizadas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.
A suspeita é de que, devido à intermediação do lobista, os valores inicialmente planejados para outros municípios tenham sido redirecionados ao Ana Nery. Além do afastamento de dois investigados de suas funções públicas, a Justiça determinou o bloqueio de valores em contas de pessoas físicas e jurídicas.
Confira a nota completa:
NOTA À IMPRENSA
O Hospital Ana Nery informa que, ao tomar conhecimento dos fatos apurados na Operação Emendasfest envolvendo a empresa CAF Representação e Intermediação de Negócios, como medida inicial, decidiu pela imediata rescisão do contrato firmado com esta empresa. Esta primeira medida foi tomada com o compromisso de zelar pela transparência, ética e responsabilidade na gestão da instituição.
Notícias relacionadas

Preso preventivamente o assassino confesso de idoso em Rio Pardo
Homem admitiu que atirou contra Zimer de Oliveira Rocha em Albardão, mas alegou legítima defesa

Criança morre após ser jogada de ponte pelo próprio pai em São Gabriel
O crime foi registrado na tarde desta terça-feira, por volta de 13h30min

Menino de 3 anos morre vítima de afogamento em Santa Cruz
Criança havia dado entrada no hospital no domingo, após se afogar em uma piscina

Homens são presos furtando fios de cobre em Venâncio Aires
Para realizar o crime, indivíduos usavam uniforme e EPIs de uma empresa