Atual prefeito de Venâncio Aires, ele busca a reeleição ao lado de Izaura Landim
Nesta terça-feira (17), foi a vez de Jarbas da Rosa (PDT), atual prefeito de Venâncio Aires e que busca a reeleição, conceder entrevista a Arauto 90,5. A ordem dos candidatos foi definida através de sorteio, realizado em agosto com os representantes de cada partido.
Jarbas segue ao lado de Izaura Landim (MDB) e juntos eles encabeçam a coligação Para Frente Venâncio. Médico com especialização em medicina da família, o candidato tem 49 anos e é natural de Linha Mangueirão, no interior de Venâncio Aires. A busca pela reeleição tem o intuito de seguir trabalhando em prol do município e de seus moradores. “Nós somos uma administração conectada com a realidade, que conhece sua população, suas demandas”, afirma.
Conforme o candidato, a geração de emprego e a instalação de novas empresas têm recebido atenção do Executivo, especialmente com ações que desburocratizem os processos. “Nós implementamos a lei de liberdade econômica, que havia sido publicada no governo anterior, mas não estava em vigor. Venâncio Aires, até então, era a pior cidade para se empreender, para abrir uma empresa”, diz. “Atualmente, atividades de empresas sem risco ou de baixo risco demoram no máximo 15 horas e tudo ocorre de forma digital. Temos apenas oito passos para isso [para que cidadão consiga realizar o processo]”, complementa.
Outro ponto que mostra os avanços, segundo o atual prefeito, é o reconhecimento concedido pelo Sebrae através do título Cidade Empreendedora. “Avançamos muito e agora isso começa a refletir em empregos, novas empresas e investimentos nas empresas daqui”, avalia. Rosa cita a instalação das empresas Volpi e CTM, da área do tabaco, e o Frigorífico Viana. “Essas empresas estão vindo porque há aqui um ambiente adequado.” Além disso, para ele, a qualificação profissional, através de cursos gratuitos, demonstra a preocupação em também ofertar mão de obra adequada e auxiliar no desenvolvimento de quem busca novas vagas ou até mesmo empreender.
O pedetista relembrou a enchente do mês de maio e os efeitos na Capital do Chimarrão. De acordo com Rosa, foram momentos difíceis que exigiram o acompanhamento de perto e ações rápidas e eficientes. “Nos momentos mais difíceis, eu e a Izaura estávamos lá, na linha de frente, conduzindo os trabalhos, orientando, ajudando, vivendo tudo na pele. Um gestor tem que saber planejar, mas saber o que está planejando, tem que conhecer sua população”, destaca. Com relação as ações de apoio, o atual prefeito reforça o pagamento de aluguel social que vem sendo feito para 280 famílias, para que elas não precisassem ficar em ginásios à espera de moradias.
Além disso, Rosa salienta que a Administração está atuando junto da Defesa Civil e da Assistência Social, além da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, na construção de casas, além do apoio às famílias e aos empresários através de ações municipais. “Nosso município foi devastado de ponta a ponta e ainda estamos recuperando pontes, estradas e cobrando ações do Governo Federal, por exemplo, que até agora repassou somente metade do Auxílio Reconstrução”, afirma. Outras ações adotadas pela prefeitura e elencadas pelo pedetista são as definições para um estudo hidrológico, que auxiliará na revisão completa do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana de Venâncio Aires.
Para Rosa, a atividade agrícola também merece reconhecimento. Segundo ele, a Administração aumentou recursos do Promagro, de horas-máquinas e ampliou o número de servidores, inclusive com a contratação de terceirizados, para a realização de melhorias em acessos às propriedades e nas estradas do interior. Ainda de acordo com o atual prefeito, os investimentos buscam auxiliar no escoamento da produção, ofertando melhores condições aos agricultores e buscando evitar o êxodo rural. “O incentivo para que o agricultor fique no campo também está nos investimentos nas estradas e pavimentações”, reforça. Além das obras já realizadas nas sedes dos distritos, Rosa afirma que seu plano de governo prevê novas pavimentações e a ampliações de algumas já iniciadas nos últimos anos, tanto no interior quanto no perímetro urbano.
Se reeleito, Jarbas da Rosa afirma que dará sequência aos projetos iniciados, buscando ofertar o melhor para a população. “Fizemos muito e vamos fazer muito mais. Estivemos nestes últimos três anos e oito meses na linha de frente, planejando, ajudando, buscando alternativas, o progresso e o desenvolvimento de Venâncio Aires. Queremos o crescimento do município em todas as áreas. Eu e a Izaura conhecemos Venâncio Aires de ponta a ponta, as comunidades, a cidade, o interior, nós conhecemos nossos munícipes, os venâncio-airenses.”
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão