Candidato à majoritária foi o primeiro entrevistado na Arauto 90,5
Teve início, nesta segunda-feira (16), a série de entrevistas com os candidatos que concorrem à majoritária em Venâncio Aires. A ordem das entrevistas, que ocorre no Estúdio Chimarrão, em Venâncio Aires, foi definida através de sorteio, realizado em agosto com os representantes de cada partido.
O primeiro a apresentar suas propostas foi Maciel Marasca (Progressistas) que encabeça a coligação Endireita Venâncio, ao lado de Alexandre Wickert (Partido Liberal), que concorre como vice-prefeito.
Marasca, como é conhecido, tem 38 anos, e é natural de Cerro Grande do Sul, no sul do Estado. No entanto, reside há mais de duas décadas em Venâncio Aires, onde constituiu família e é vice-presidente da Tabacos Marasca. Técnico em agropecuária, o candidato ressalta sua ligação com o interior. “Venho de uma cidade do interior e conheço muito a vida do campo, e as dificuldades.”
Com relação as demandas, Marasca afirma que nos últimos meses, nas visitas realizadas, o maior pedido é por estrada e melhores condições de acesso. “Sem estrada tu não tem logística, não tem como trazer insumos que precisa e não tem como levar a produção para fora e vender. Essa será nossa prioridade total. Nas nossas caminhadas, vimos sede de distritos que estão há três quilômetros do asfalto, mas que estão há 20 anos aguardando um asfalto que nunca foi feito”, salienta.
O progressistas se diz comprometido com os agricultores e com os moradores do interior. Por isso, buscará ofertar condições de trabalho e fomentar a diversificação rural. “Nossa economia depende da fumicultura, não podemos abandonar isso uma vez que rende uma receita importante ao município. Mas também temos que incentivar outras culturas.” Neste sentido, a coligação pretende criar ações para as agroindústrias da Capital do Chimarrão, junto da Secretaria da Agricultura, Emater, Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova) e lideranças.
Com relação a economia e geração de emprego, Marasca explica que a localização do município, entre os Vales do Taquari e Rio Pardo, e a poucos quilômetros de Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria, por exemplo, favorece o desenvolvimento de empregos e a instalação de novos empreendimentos. “Temos essa localização privilegiada e temos um povo trabalhador, dedicado e que tem vontade de crescer. Então, juntando tudo isso, temos uma gama de oportunidades para atrair empresas, mas é uma questão de nossos órgãos públicos facilitarem a vida dos investidores”, reflete.
Para o candidato, há um problema de “burrocracia”, como ele define, dentro da Administração Municipal. Isso porque, segundo ele, não há diálogos ou ferramentas que incentivem e apoiem os empresários e aqueles que desejam investir em Venâncio Aires, mas, sim, uma burocratização das etapas. “Temos vários exemplos nestes últimos 20 anos de empresas que foram embora por não ter parceria com a prefeitura. Um exemplo é a Dass, que gerava 400 empregos e mais impostos. Outro é a UTC, que era uma fumageira, e gerava 600 empregos e faturamento de R$ 400 milhões ou mais”, comenta. “Vou estar comprometido para quem quiser trabalhar e gerar riqueza para o nosso município”, complementa.
Sobre a enchente de maio e como a cidade pode se preparar para eventos climáticos extremos, Marasca ressalta a importância da implementação de um georreferenciamento das pessoas que residem em áreas de risco. Outro ponto importante, conforme o progressistas, é a equipação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do município. “Precisamos, ainda, ter controle dessas cheias, levantamento de níveis e a comunicação com pessoas em área de risco deve ser antecipada. Temos que trabalhar na prevenção e depois equipar os profissionais”, reforça.
Para Maciel Marasca, o dia 6 de outubro é uma oportunidade para que a população venâncio-airense decida seu futuro. Para ele, uma administração menos política e mais profissional, com pessoas capacitadas em cada setor, fará com que a Administração consiga gerir melhor o dinheiro do cidadão e faça os investimentos necessários. “Nós somos essa renovação, e vamos entregar uma qualidade melhor em serviços”, pondera.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
Inicia distribuição de urnas eletrônicas para municípios da região
Após chegarem nos locais específicos, equipamentos serão testados
Presidente do TSE conclama eleitores a comparecem às urnas
Ministra enalteceu trabalho dos 20 mil servidores da Justiça Eleitoral
Cinco missões nacionais de observação atuarão nas eleições municipais
Ao todo, as missões terão 259 pessoas para realizar a fiscalização
MP Eleitoral propõe investigação por suposto abuso de poder em Rio Pardo
De acordo com o documento, os supostos casos estariam relacionados a geração de danos a funcionários da Prefeitura