Cultura e Entretenimento

Paola Severo lança livro de poesia que explora a condição feminina

Publicado em: 17 de agosto de 2024 às 14:03 Atualizado em: 17 de agosto de 2024 às 15:39
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Rafael Cunha
  • Foto: Letícia Dhiel \ Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Obra da escritora santa-cruzense foi lançada na manhã deste sábado, na Casa das Artes Regina Simonis

    Na manhã deste sábado (17), a escritora santa-cruzense Paola Severo lançou sua mais nova obra de poesia “Oxímoro”, em evento realizado na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. O livro, publicado pela Editora Vírtua com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do município, é inspirado pela condição da mulher, que abraça também vivências, amores, anseios, medos e traumas.

    Foto: Letícia Dhiel \ Grupo Arauto

    Esta é a terceira obra de Paola, que compartilhou detalhes sobre como o processo de criação é realizado. “Geralmente eu tenho um arquivo onde vou escrevendo as poesias e quando eu acho que tenho o suficiente, eu começo a editar um futuro livro. Então esse livro que estou lançando hoje reúne as poesias que foram escritas desde 2021.[..] O processo de edição também é um pouquinho demorado, mas costumo ir escrevendo e depois na edição, como são poesias, eu consigo selecionar as que são melhores, as que eu gosto ou não gosto, para manter no livro na edição impressa”, contou. 

    Paola ressaltou que é necessário desenvolver uma metodologia própria para estruturar um livro de poesia, onde o autor precisa pensar na ordem em que o leitor lerá os textos. Assim, “Oxímoro” é dividido em três partes— o ontem, o hoje e o amanhã—  representando poemas que exploram o passado, o presente e o futuro. “Foi uma forma que eu consegui de organizar ele, mas geralmente a gente tenta levar em consideração a experiência do leitor mesmo para unir esses textos”, disse. 

    O título do livro, “Oxímoro”, é uma figura de linguagem, que é uma espécie de paradoxo levado ao extremo. Paola afirmou que escolheu esse título para despertar a curiosidade do leitor. “Instigar a curiosidade da pessoa, ver esse título e pensar: o que isso quer dizer? Querer pesquisar e ler principalmente. E também é um poema do livro que tem esse título, por isso o livro tem esse nome”, pontuou. 

    A escritora também adiantou que sua quarta obra já está em fase avançada de preparação. “Quando eu comecei o processo de edição dele [Oxímoro], que já faz mais de um ano, comecei a escrever já também. Então o próximo já está encaminhado, está quase pronto, digamos assim, escrito. Mas o processo de edição também é um pouquinho demorado”, revelou.

    Foto: Grupo Arauto