O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, defende a ideia de que a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, na região de Vila Mariante, em Venâncio Aires, deva ser prioridade no projeto de duplicação da RSC-287.
Ele entende que uma nova ponte, com estrutura prevendo grandes enxurradas, pode evitar um possível colapso, em caso de abalos na estrutura atual, que, de acordo com o gestor, não foi projetada para os volumes de água que estão ocorrendo. Ainda segundo o prefeito, um dano significativo na ponte poderia deixar a ligação do Vale do Rio Pardo e da região central com a Grande Porto Alegre comprometida por um longo período.
LEIA TAMBÉM: Obra na ponte do Rio Pardo em Candelária deve levar cerca de três semanas
“Temos que pensar que a ponte atual, com 576 metros de extensão, foi inaugurada em 1958, e, portanto, ela já tem 66 anos. Talvez não tenha estrutura nem altura prevista para chuvas tão fortes e recorrentes como estão ocorrendo. Por isso, defendo essa ideia, para que nossa região não corra o risco de ficar isolada por um problema estrutural”, disse.
Ele acredita que um alinhamento do Governo do Estado com a Rota de Santa Maria pode elencar essa prioridade e tranquilizar a região com relação à passagem pelo Rio Taquari. “Reconstruir trechos danificados em solo é muito mais simples, rápido e barato do que uma ponte. Por isso, vou defender essa pauta, levando aos prefeitos da Amvarp. Acredito que a região e o próprio governo irão entender essa necessidade”, afirmou.
O prefeito deixou claro que, neste momento, a prioridade é restabelecer o trânsito com qualidade entre Santa Maria e Tabaí. “Assim que isso acontecer, é o momento ideal para avaliar e considerar a prioridade de construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari em Mariante, o que traria mais tranquilidade a vários municípios com relação ao futuro”, concluiu.
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz