Pedido foi feito nesta segunda-feira após mais duas tipuanas tombarem durante a execução do projeto
O Ministério Público de Santa Cruz do Sul recomendou ao prefeito Sérgio Moraes a paralisação imediata das obras no trecho 2 do Calçadão da Marechal Floriano. O pedido, feito nesta segunda-feira (17), ocorreu após mais duas tipuanas, árvores icônicas que compõem o Túnel Verde da cidade, tombarem durante a execução do projeto.
Em contato com a reportagem da Arauto News 89,9 FM, o promotor de Defesa Comunitária Érico Barin, responsável pela ação, expressou preocupação com a preservação das árvores, questionando o planejamento e a execução das obras. “O Ministério Público vem adotando providências para a preservação das Tipuanas e do Túnel Verde já há muitos anos. Já nos causou surpresa a supressão de duas [árvores] há alguns dias; estamos no aguardo das evidências do que foi divulgado, ou seja, de que tais árvores já estavam condenadas. E nos causou ainda maior surpresa a queda dessas duas tipuanas na data de hoje”, destacou o promotor, ressaltando que com a retomada das obras o MP havia oficiado ao prefeito que não fossem suprimidas tipuanas.
Barin ainda lembrou que, durante a gestão da ex-prefeita Helena Hermany, o órgão solicitou diagnósticos do estado das árvores. Em resposta, a prefeitura afirmou que as tipuanas estavam sendo monitoradas e, com o encerramento das primeiras etapas das obras no Calçadão, o expediente foi arquivado por não haver riscos aparentes. No entanto, o cenário mudou com a retomada das obras no trecho 2.
Barin mencionou indícios de falhas no planejamento e execução e revelou ter tratado diretamente com o prefeito Sérgio Moraes, sugerindo a suspensão imediata das obras para evitar novos incidentes. Além da sugestão de paralisação, o Ministério Público instaurou um novo expediente para investigar possíveis danos ambientais e paisagísticos. Barin enfatizou que o órgão buscará a reparação dos danos, incluindo a substituição das árvores, se viável, além da responsabilização cível e criminal, caso sejam comprovadas ações intencionais ou negligência.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas