Com a necessidade de ações online devido à pandemia, aumenta a preocupação com as notícias falsas
Com a proximidade da campanha eleitoral, aumenta a preocupação da Justiça Eleitoral quanto às fake news. De acordo com o juiz da 162ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, Assis Leandro Machado, todas as denúncias – tanto sobre notícias falsas quanto outras irregularidades – devem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.
A denúncia, embora possa ser sigilosa, não é anônima. O autor deve realizar a identificação por telefone ou e-mail, para então apresentar os indícios das irregularidades. Clique aqui para saber como denunciar. "A Justiça Eleitoral tem atuado em duas situações: a prévia, com esclarecimentos e campanhas contra fake news, e com o fato em si, através do encaminhamento da situação ao Ministério Público Eleitoral. Mesmo que ninguém reclame de nada, o encaminhamento é feito para que o MP faça a verificação e encontre as fontes, que são possíveis de serem descobertas", explica.
Monitoramento de candidatos
Conforme o juiz Assis Leandro Machado, a Justiça Eleitoral não faz um monitoramento prévio dos candidatos. "O que normalmente ocorre e neste ano não será diferente, é um candidato fiscalizar o outro. Ele então encaminha uma reclamação, que é encaminhada ao Ministério Público Eleitoral. Se o promotor entende que houve um problema, ele instaura um procedimento específico, com todo direito para defesa", comenta.
Notícias relacionadas

Câmara recebe 18 projetos para a sessão desta segunda-feira
Reunião inicia às 18h no Plenário Vereador Nilton Garibaldi

Deputados Pedro Westphalen e Marcus Vinícius inauguram Escritório Regional de Representação
Espaço receberá comunidade, lideranças políticas, empresários e entidades

Vereador de Santa Cruz propõe projeto “Anti-Oruam”; entenda
Proposta apresentada por Abel Trindade quer reforçar controle sobre conteúdos de eventos voltados ao público infanto-juvenil

Santa Cruz institui comitê para atenção à população em situação de rua
Grupo vai propor políticas públicas, articular ações entre secretarias e acompanhar iniciativas