A iniciativa integra a proposta da Política Estadual de Gestão de Risco de Desastres
O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) vai utilizar o estudo de caso da região de Rolante, atingida por temporais na última semana, para aprimorar o monitoramento de desastres no estado. A iniciativa integra a proposta da Política Estadual de Gestão de Risco de Desastres, desenvolvida pela Sema em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional.
Serão utilizados os resultados da visita técnica feita por autoridades ambientais ao município do Vale do Paranhana. Representantes da Sema, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (GPDN/IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Comando Ambiental da Brigada Militar mapearam esta semana as zonas vulneráveis a escorregamentos. O estudo também ajudará a determinar os critérios de instalação de pluviômetros na região das bacias suscetíveis.
Conforme o coordenador do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais do IPH, Masato Kobiyama, este tipo de incidente já ocorreu outras vezes e voltará a acontecer. Por este motivo, o diretor do DRH/Sema, Fernando Meirelles, enfatiza a preocupação com o tema. "O modelo de previsão de chuvas utilizado atualmente não conseguiu caracterizar perfeitamente o evento, que foi muito concentrado em poucos pontos", esclarece. Ele se refere ao alerta passado pela Sala de Situação da Sema à Defesa Civil, dois dias antes dos escorregamentos.
A intenção é implementar os aprimoramentos ainda neste ano, adensando a rede com recursos disponibilizados pelo Banco Mundial.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas